9 sinais de que você precisa de ajuda com ICMS MG

Para as empresas que precisam lidar com os impostos é comum se deparar com empresários e funcionários que não entendem de maneira eficaz sobre os tributos que precisam arcar para que a mesma continue funcionando de acordo com todas as leis. No caso, o ICMS MG (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) é um imposto que nem todas as empresas lidam e é por isso que a mudança que a EC 87 sofreu poderá prejudicar as empresas.

Essas mudanças passam a enquadrar diferentes empresas, e com isso todas terãoque arcar com o recolhimento do ICMS MG. A partir disso é possível determinar alguns sinais que demonstram o quanto a empresa necessita de uma ajuda com ICMS MG, seja de um profissional qualificado ou de outras empresas especialistas em consultoria tributária. Se você ainda não sabe se está enquadrado nesse perfil, basta prestar atenção a todos os sinais a qual foram citados no texto baixo. Nãodeixe de procurar por ajudaprofissional.

Quer saber mais? A seguir numeramos os 9 sinais de que você precisa de ajuda com ICMSMG. Quer saber quais são eles? Confira um por um a seguir. São eles:

1 – Achar que ter conhecimento básico basta para resolver o ICMS MG

O primeiro sinal é uma questão de lógica. Se você acabou de abrir a própria empresa e não possui conhecimento amplo em relação ao recolhimento de impostos, passa a ser basicamente uma obrigação contar com ajuda de um profissional qualificado. O conhecimento básico não é suficiente para que a empresa mantenha-se correta quanto ao pagamento de impostos, e nesses casos a ajuda profissional poderá te livrar dos possíveis erros prejudiciais.

2 – Ser uma micro empresa e ter que se adaptar ao ICMS MG

Com a reforma da Emenda Constitucional 87/2015 ocorrem mudanças que deixaram muitas empresas desesperadas, em especial as micro empresas. É fundamental entender que as mudanças determinaram que todas as micro empresas deverão arcar com o recolhimento do ICMS MG e caso a mesma não cumpra com a determinação é possível sofrer prejuízos amplos. Para a empresa não sofrer tantos impactos a ajuda profissional é imprescindível.

3 – Você tem pago multa atrás de multa por conta das declarações

As multas nas declarações das empresas tem se tornado algo comum entre algumas instituições, e isso é um sinal escandaloso de que algo está errado e precisa ser arrumado por um profissional qualificado. Se a empresa sofre com as multas por conta de declarações e nenhum funcionário identifica o motivo, é imprescindível que faça a contratação de uma empresa ou de um profissional que possa prestar serviços distintos na consultoria tributária.

4 – Ter prejuízos distintos porque a empresa pagou impostos a mais

Este é o sinal que a empresa precisa de uma consultoria tributária de forma urgente. O pagamento de impostos a mais passam a acontecer com a certa frequência, e na maioria das vezes o problema ocorre justamente pelo fato de não ter controle no pagamento de tributos e outros motivos que devem ser analisados com cuidado. A consultoria tributária pode ajudar a empresa recuperar os valores e evitar que as confusões com o ICMS MG ocorram.

5 – Não entender o que ocorre com o Simples Nacional

Alguns empresários não possuem conhecimento sobre o Simples Nacional e por isso acaba cometendo uma série de erros que podem ser prejudiciais as empresas. O Simples Nacional passa ser um regime tributário diferenciado, e que geralmente opera diante de empresas de pequena e médio porte. As mudanças do ICMS MG sugerem uma série de obrigações a essas empresas e por isso que a consultoria tributária seria imprescindível para ajudá-los.

6 – A empresa não dá tanta importância ao ICMS MG como ela deveria

Se a sua empresa não dá tanta importância a impostos e passa a encarregar qualquer funcionário para analisar as suas obrigações, é bem provável que a mesma esteja lidando com erros distintos em relação ao recolhimento do ICMS MG que promova multas, pagamentos errados e inclusive, prejuízos financeiros. Dê a importância necessária para o imposto com a ajuda de um profissional qualificado para aplicar a empresa uma consultoria tributária.

7 – Errar os cálculos em relação a alíquota interestadual e outros

Não sabe fazer as contas em relação as mudanças que ocorreram na EC 87? Infelizmente isso é algo normal entre as empresas nos dias atuais pelo fato da mudança ter sido recente e também porque os responsáveis não deram aos empresários o auxílio que precisavam para entender as mudanças. Com a mudança os cálculos foram alterados, inclusive a repartição do ICMS MG entre estados. A ajuda dos profissionais qualificados passa ser bem vinda.

8 – Não entender como funciona toda a Substituição Tributária

É importante que a empresa entenda os detalhes da Substituição Tributária do ICMS MG e ainda realizar simulações de operações de saídas, internas e interestaduais de mercadorias para entender como funciona o processo. As ajudas de empresas ou profissionais específicos na consultoria tributária é de fato muito bem vinda. A empresa que não entende sobre a Substituição Tributária e afins precisa mudar certos conceitos para arcar com tributação.

9 – Continuar recolhendo o ICMS MG sem considerar as mudanças

Aos empresários é necessário entender que em janeiro de 2016 entrou em vigor as mudanças realizadas na Emenda Constitucional 87/2015. Todas as mudanças sugeriram novas formas de recolher o ICMS MG e as empresas a qual não se adaptarem a elas poderão sofrer com prejuízos aleatórios, com multas, apreensão de mercadoria e outros fatores. Contrate uma empresa ou um profissional para se adaptar a todas mudanças realizadas na ICMS.

Se você tem uma empresa e ainda não tem ideia sobre como funciona todo o ICMS MG para recolher a tributação de maneira correta, é fundamental ir em busca de um profissional ou empresa especializada nas consultorias de tributação. Com isso, você e os funcionários podem ampliar conhecimentos em relação aos tributos evitando erros comuns que prejudicam a empresa não só financeiramente, mas também no lado administrativo e em outros.

Gostou de saber quais são os 9 sinais de que você precisa de ajuda com ICMSMG? Se identificou com alguns deles? Então não perca a chance de reconhecer o problema e recorrer a uma ajuda profissional o mais rápido possível! Negócio é coisa séria, e nem sempre podemos com tudo sozinho. Boa sorte e bons negócios!