9 sinais de que você precisa de ajuda com uma assessoria em substituição tributária

Uma coisa na qual todo administrador vai concordar são os grandes riscos envolvidos em pagamentos indevidos, cometidos por falta de conhecimento e atualização na legislação vigente. Esse universo contábil, controles internos, regimes tributários, cumprimento de obrigações fiscais, entre outros, pode significar muita dor de cabeça para qualquer um. Você já está sentindo um pontinha dessa preocupação? Veja neste artigo, nove sinais de que você precisa de ajuda com uma assessoria em substituição tributária. 

Devido ao grande número de erros cometidos nos escritórios de contabilidade das empresas, um novo nicho de mercado surgiu: as consultorias fiscais. E não estamos querendo dizer há muitos profissionais da contabilidade incompetentes, mas sim que o sistema tributário do Brasil é um emaranhado de leis, que mudam a todo o tempo, dependendo das necessidades de cada lado desse sistema, dividido em federal, estadual e municipal.

Vale lembrar que o sistema de substituição tributária foi criada pelo Governo para inibir a sonegação de impostos por parte das empresas. Porém, como cada um dos vinte e sete estados tem autonomia para assinar convênios e protocolos dos produtos que selecionam como os principais comercializados, e assim, como sendo os principais a sofrerem incidência de impostos em seus territórios, foram gerados verdadeiros universos particulares, em que cada um deles calcula e cobra de um jeito diferente, ficando cada vez mais difícil explorar esse mundo tributário. Será que a sua empresa está precisando de uma assessoria em substituição tributária? Veja quais os sinais que indicam positivamente à essa questão.

1- Você possui um setor na sua empresa que lide apenas com o tema? Há nessa área uma grande necessidade de atualização, pois as informações podem mudar de mês a mês ou em até menos tempo. É de extrema importância que os contadores da sua empresa estejam completamente bem informados com relação à legislação vigente para que não cometam erros básicos. Não precisa contratar profissionais especializados em substituição tributária, porém é preciso que os profissionais da sua empresa deem a devida atenção para o tema ou você deve contratar uma assessoria em substituição tributária.

É comum que algumas empresas se acomodem por operações comerciais que realizaram há alguns meses atrás e queiram repetir os mesmos procedimentos. Este é um dos principais erros cometidos por esses profissionais e também os principais motivos de aplicação de multas ou penalidades administrativas. Dessa forma, a atualização sobre a legislação tributária é fundamental! Não tem estrutura para focar no assunto? Contrate uma assessoria em substituição tributária para resolver de uma vez por todas o seu problema.

2- A documentação de uma empresa, que é relacionada ao recolhimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, deve ser entregue sempre dentro do prazo determinado pela legislação vigente. A falta de cuidado com essa papelada pode resultar em pagamento de multa, que vai depender de cada estado e a quantia dessa multa ainda pode ser acrescida, caso algum cliente da sua empresa tenha sido atingido pelo erro cometido pelo seu contador. É um grande risco a se correr e você pode não ter uma reserva de capital para lidar com esse tipo de engano? Então contrate uma assessoria em substituição tributária.

3-  Nem todos os produtos ou prestações de serviços são incluídos no sistema de substituição tributária, você sabia? Para empresas que trabalham com uma gama variada de produtos, como pode ser a sua, fica difícil descobrir qual deles pode sofrer a influência ou não do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços em substituição tributária. Os erros cometidos nessas operações podem criar problemas no crescimento da sua empresa, que poderiam ser facilmente evitados caso as atividades tivessem sendo realizadas de maneira clara em todas as etapas da cadeia comercial. Para atingir esse objetivo, nada melhor do que contratar uma assessoria em substituição tributária.

4- Se você não tem conhecimento específico e nem um colaborador de confiança e que, além disso, tenha o chamado “know-how” desse tributo, é mais do que um sinal de que você deve contratar uma assessoria em substituição tributária!

5- A sua empresa é um “substituto” ou “substituído”? Xi, não sabe?! Contrate agora uma assessoria em substituição tributária!

6- Você sabe chegar ao valor final e real da venda de cada produto que comercializa ou de serviço que presta? Isto é, sabe como simular as suas operações comerciais para saber se elas são viáveis, do ponto de vista de investimento com relação ao  planejamento da sua empresa? Se a sua resposta foi negativa, está mesmo na hora de contratar uma assessoria em substituição tributária.

7- Você sabe apontar, com segurança, qual o momento certo da cadeia comercial das suas operações que causam o fato gerador? Se é no início ou no final das transações? Bom, desconhecer esse fato é um sinal certo de que você está precisando de uma assessoria em substituição tributária.

8- Você está informado sobre as novas regras de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços em substituição tributária interestaduais? Já sabe, né?! Assessoria em substituição tributária já!

9- Você sabe quando se deve incluir as obrigações acessórias ao recolher o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços das suas próprias operações? Então, uma assessoria em substituição tributária pode te ajudar!

A complexidade do tema justifica toda e qualquer ajuda que você sentir necessidade de buscar quando se trata do sistema tributário brasileiro. Afinal, pequenos erros podem significar um gasto perigoso para o futuro da sua empresa, além de representar um gasto que poderia ser evitado, caso você tivesse claro em seu planejamento qual a forma certa de navegar por estes mares. Procure uma assessoria em substituição tributária para que possa dormir tranquilo, sabendo que há profissionais cuidando do assunto. Isso é altamente recomendável para não criar barreiras comerciais que não deveriam existir.