Auditoria Fiscal: Segurança e Lucratividade para a empresa

Gerando valor na área tributária

A auditoria fiscal é um processo que muitos empresários não costumam utilizar em suas empresas. Particularmente eu usaria em todas as minhas empresas e se possível faria um uso continuo de tal ferramenta, com o passar dos anos percebi que muitas empresas enxergavam uma empresa de consultoria tributária como um custo e não como uma geradora de lucros antes perdidos.

Falo isso, pois se observarmos o mercado empresas de consultoria tributária que fazem um trabalho sério geram um alto valor para o cliente, como já sabemos pagar impostos e ver o retorno são mundos distintos no Brasil. Planejar antes de executar sempre foi importante no Brasil então nem se fala afinal quanto tempo a sua empresa vai viver se não fizer uso do planejamento tributário?

Dentro dessa ótima com a economia retraída cada vez mais observamos a crescente tendência do tema “como recuperar impostos” afinal a classe empresarial brasileira percebeu que quando o assunto é tributos quase sempre pagamos a maior e erroneamente.

O tema recuperação de impostos vem crescendo também chegamos em um momento onde muitas empresas cresceram bastante mais possuem deficiências na sua gestão financeira faze aos concorrentes maiores, grandes empresas já fazem uso do contador como ferramenta estratégica a muito tempo. Nos EUA o contador é visto como um profissional indispensável se a empresa quiser ter lucros, felizmente no cenário brasileiro à mudança vem acontecendo mais bem devagar.

A estratégia das grandes empresas

Pagar impostos no Brasil sempre foi e sempre vai ser complicado, ciente disso grandes empresas sejam elas multinacionais ou não perceberam que tem como otimizar a carga tributária das suas operações e vem fazendo isso constantemente; Alguns segmentos do mercado são conhecidos por terem margens extremamente apertadas que ótimo seria se conseguíssemos aumentar a sua margem utilizando o planejamento tributário?

O mercado farmacêutico é conhecido por ter margens em torno de 2 a 4% de lucratividade sabemos que o setor possui diversos ferramentas de otimização tributária que não são utilizadas, uma revisão no cadastro dos produtos já pode fazer com que a margem de lucratividade aumente substancialmente, possuímos diversos situações que devemos observar entre elas temos a lista positiva e negativa e neutra e os produtos tributados a alíquota zero.

O setor de supermercados também possui diversas opções de planejamento tributário que muitos empreendedores não conseguem observar, em consultorias para o setor do varejo sempre falo que o cadastro dos seus produtos é uma mina de dinheiro, mas porque eu falo isso?

Afirmo isso com autoridade, pois todos sabemos como é difícil acompanhar a legislação tributária brasileira ainda mais se a mesma não for o core do seu negócio, sendo assim acabamos perdendo muito dinheiro por não deixarmos nosso cadastro fiscal atualizado.

Em um pais cada vez mais competitivo possuir ferramentas que aumentem a sua lucratividade sem fazer com que aumentem o seu preço de venda é de extrema importância.

Como funciona a contabilidade para pequenas empresas?

Oportunidades para Pequenas Empresas

As pequenas empresas no Brasil são as grandes responsáveis pela geração de empregos no pais isso é extremamente importante para o Brasil. Mas e se pudéssemos gerar mais empregos por ter mais investimentos ? Seria ótimo e é possível falo isso pois se utilizarmos o dinheiro que conseguimos reduzir com o planejamento tributário conseguimos reinvestir o mesmo para a expansão da empresa.

Apesar de possuímos menos oportunidades tributárias para as pequenas empresas o cenário não é nulo e carrega diversas oportunidades, o ponto de oportunidade para qualquer empresário em estágio inicial de planejamento é mensurar o cenário do seu próximo ano e a sua capacidade de execução.

Ciente disso podemos pensar em planejamento tributário e em possuir um revisor fiscal na sua empresa. Tal análise é muito importante porquê analisa o cenário tributário levando em conta as suas despesas com folha de pagamento, o que em algumas empresas representa mais de 80% do seu custo.

Devo terceirizar minhas obrigações acessórias?

Auditoria Fiscal: Devo ter ?

Impostos no Brasil lembra custo e fiscalização, infelizmente o cenário para empresário que não se adequar é triste. É cada vez mais constante o fechamento de empresas por multas exorbitantes, o fisco percebeu que aumentar impostos causa muitos problemas e que pode aumentar a sua arrecadação utilizando os seus recursos tecnológicos dentro dessa ótica a operação passa a ser cada diz mais escalável e o cruzamento de dados cada vez mais eficiente.

Apesar da intensa fiscalização o empresário precisa entender que tem que identificar pontos de contingência antes da auditoria tributária do fisco, tal análise não pode ser vista como um custo e sim como um exemplo de pró atividade para a longevidade da empresa.

Em nosso grupo de reuniões de empresários com a nossa empresa 90% mencionou que não acreditavam que uma auditoria fiscal fosse trazer lucros para a sua empresa, e falaram que reconheceram tarde pois só conseguimos analisar os últimos 5 anos então a pergunta que fizemos aos empresários foi quanto de dinheiro você já perdeu nos últimos 10 anos por não ter uma empresa de consultoria tributária ?

Outro ponto importante da auditoria fiscal é que com a mesma conseguimos mitigar os riscos da operação como podemos observar nos vídeos abaixo:

 

Saiba mais como utilizar a auditoria tributária digital

Análise dos Resultados

Mensurar e analisar é muito importante e cada vez mais deve fazer parte da rotina diária de cada empresário, quando falamos em redução tributária cabe analisar algumas métricas:

– Quanto de dinheiro vou recuperar ?

– Qual o risco dessa recuperação ?

– Posso utilizar para o futuro ?

A simples análise desses 3 itens faz com que possamos verificar o real benefício de utilizar as oportunidades da auditoria fiscal.

Outros fatores também são importantes quando falamos em auditoria fiscal preventiva um exemplo é a chance de verificarmos inconsistências antes da ação fiscal e assim evitarmos  multas de até 150 % do valor devido.

Resumo

Verificamos que contratar uma empresa que faça o serviço de auditoria fiscal acaba trazendo diversas oportunidades que antes não tínhamos observado, a auditoria fiscal é interessante, pois apesar de atuar na prevenção de infrações fiscais acaba trazendo diversos pontos de economia tributária.

Como contratar uma empresa de auditoria Tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de auditoria fiscal é a parte mais importante para o empresário nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de Auditoria Fiscal pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma ideia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.