Como funciona a consultoria tributária no simples nacional?

Grande parte dos empresários do Brasil estão cansados de pagar impostos mas será que sabem como diminuir o impacto fiscal do mesmo?

No artigo em questão o consultor Leandro Markus mostra como uma empresa optante pelo simples nacional pode se beneficiar de um serviço de consultoria fiscal.

Empresas que apuram seus impostos ANEXO I do simples nacional podem ter diversos benefícios se observarem a legislação tributária. Na prática o trabalho consiste em verificar as informações enviados pela empresa ao fisco. Infelizmente as empresas prestadoras de serviço não podem aproveitar essa forma de recuperação tributária.

Como é a tributação no simples nacional?

A tributação no simples nacional consiste em verificar as operações feitas pela empresa em determinada competência e apurar o valor das saídas que podem ser tributadas. Abaixo temos a tabela do simples nacional para ANEXO I:

Tributação no simples nacional

Afinal como consiste essa recuperação tributária?

Sabemos que mesmo por ser do simples nacional as empresas acabam tendo que apurar a substituição tributária e definir o que são os produtos monofásicos. Cabe lembrar que a substituição tributária nada mais é do que a forma de atribuir a um terceiro, envolvido diretamente ou não no fato gerador de determinado tributo, a responsabilidade pelo recolhimento deste tributo.

Em relação ao regime monofásico o mesmo consiste em um mecanismo semelhante à substituição tributária, pois atribui a um determinado contribuinte a responsabilidade pelo tributo devido em toda cadeia de um produto ou serviço a grande diferença é que a tributação dos produtos monofásicos ocorre no início da cadeia.

Como podemos ver acima a tributação ocorre antes da venda do produto no simples nacional logo não faria sentido tributar tudo novamente quando apurar o mesmo.

E esse é o ponto central do artigo evitar a bitributação uma vez que a mesma já ocorreu. O mesmo caso se aplica para os produtos monofásicos que são vendidos a alíquota zero e não faria sentido pagar PIS/COFINS no momento da venda.

Diante da nossa experiência podemos observar que diversas empresas vem tributando a mesma o que esta sendo feito de forma equivocada.

Abaixo temos alguns exemplos de segmentos que conseguem se beneficiar dessa recuperação tributária.

Qual o benefício da consultoria tributária para o restaurante?

Diversos produtos vendidos no restaurante já vem com substituição tributária ou fazem parte do regime monofásico dentre eles temos: águas minerais e gaseificadas artificiais, refrigerantes, energéticos e cervejas.

consultoria tributária para bares

No exemplo acima podemos ver o impacto da recuperação tributária afinal notamos uma diferença de 1,30% no total de impostos a pagar.

Qual o benefício da consultoria tributária para o mercado?

Como sabemos o mercado é conhecido pela sua grande quantidade de produtos e muitos deles podem estar sim sendo tributados de forma errônea. São eles:

Águas minerais e gaseificadas artificiais, refrigerantes, energéticos e cervejas, produtos para cabelo, perfumes, maquiagens e itens de barbearia

Contabilidade especializada para supermercado

No exemplo acima podemos ver o impacto da recuperação tributária afinal notamos uma diferença de 1,56% no total de impostos a pagar.

Qual o benefício da consultoria tributária para a farmácia?

A lei 10147 trouxe uma série de especificações sobre o que pode e o que não pode ser tributado na farmácia. A mesma menciona que alguns produtos farmacêuticos, produtos para cabelo, maquiagens e itens de barbearia não devem ser tributados pelo PIS/COFINS novamente uma vez que já foram no início da cadeia.

regimo monofásico simples nacional

Contabilidade especializada para farmácias

No exemplo acima podemos ver o impacto da recuperação tributária afinal notamos uma diferença de 1,73% no total de impostos a pagar.

Só alguns segmentos podem ser beneficiados?

Não. São tantos produtos que fica difícil falar sobre todos neste artigo afinal ainda temos os pneumáticos (pneus novos e câmaras de ar), para-choques e suas partes, outras partes e acessórios de carroceria isso sem contar os produtos que fazem parte da substituição tributária do ICMS.

consultoria tributária para revendedores

No exemplo acima podemos ver o impacto da recuperação tributária afinal notamos uma diferença de 3,85% no total de impostos a pagar.

Qual a influência do cadastro dos produtos?

Total pois como podemos ver nos tópicos abordados acima a mesma faz total diferença no cálculo dos impostos. No vídeo abaixo podemos saber mais sobre a mesma:

 

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.