Diagnóstico da situação tributária: Qual o real benefício?

 

 

Acompanhar a legislação tributária brasileira é uma tarefa muito difícil que dirá para os empresários, são centenas de normas diárias que acabam dificultando a vida do contribuinte. O caos tributário que hoje atinge o Brasil afeta muitos negócios, diversos empreendedores deixam de ter negócios no Brasil por causa da instabilidade tributária afinal os mesmos sabem se não houver acompanhamento continuo é melhor estar preparado para as multas.

Multas, multas e mais multas porque isso vem afetando muitos empresários ultimamente? Fazer negócios no Brasil vem complicando a cada ano, muitos empresários clientes nossos vem falando constantemente sobre a dificuldade e complexidade de fazer negócios no Brasil só o fato de fazer negócios já vem sendo complicado, imagina se o empresário tiver que acompanhar também a legislação tributária?

A contabilidade tributária brasileira é cheia de armadilhas a mesma é a parte da contabilidade que trabalha na administração dos tributos de uma empresa. Algum tempo atrás a receita federal mencionou a  necessidade de se fazer, a partir de 2014, a Escrituração Contábil Fiscal, que será o novo balanço, de acordo com as regras contábeis vigentes até 2007, consta da Instrução Normativa 1.397 da Receita.

Essa nova obrigação tem como objetivo fazer ajustes fiscais no lucro líquido contábil das empresas, para anular os efeitos dos procedimentos contábeis baseados nos padrões internacionais, o chamado IFRS (International Financial Reporting Standards).

Diante do exposto temos a seguinte pergunta será que conseguiremos cumprir tais obrigações e ainda sermos lucrativos?

Saiba mais como utilizar a revisão tributária digital

CONTROVÉRSIAS JURÍDICO-CONTÁBEIS

Se não bastasse o excesso de burocracias convivemos ainda com divergência jurídicas contábeis, abaixo temos algumas:

– A Avaliação a Valor Justo e a Disponibilidade Econômica de Renda

– Lucros no Exterior, Equivalência e Tributação da “Parcela do Ajuste do Valor do Investimento” à Luz dos Acordos de Bitributação Brasileiros

– Limites dos Conceitos Contábeis no Fato Gerador do Imposto de Renda

-Stock Option Plans – o Imposto de Renda da Pessoa Física e os Impactos Trazidos pela Lei 12.973

– Plano de Pagamento Baseado em Ações – a Problemática da Contabilização e Reconhecimento das Opções de Ações

– Rastreabilidade Contábil versus Custo de Conformidade: O Caso das Subcontas da Lei 12.973/2014 e seus Potenciais Impactos Tributários

– O Ágio por Expectativa de Rentabilidade Futura na Lei 12.973 e o Goodwill na Combinação de Negócios

Essas são apenas algumas questões que hoje são alvo de divergências possuímos muito mais.

Situação tributária e a sua importância

Conhecer a situação tributária da sua empresa é a melhor solução quando o assunto é prevenção de contingências fiscais, de posse de um relatório bem fundamentado que fala sobre os últimos cinco anos da empresa os empreendedores podem ficar muito, mas calmos.

Com a situação tributária em mãos podemos enfim falar de gestão de tributos outro ponto que é muito importante após termos a real situação da empresa, o diagnóstico da situação tributária pode ser feito em conjunto com a auditoria tributárias enquanto uma revisa a outra fala do cenário tributário atual.

O serviço de Diagnóstico da situação tributária talvez possa ser o inicio da resolução dos problemas da sua empresa com ele conseguimos utilizar o diagnóstico empresarial levando em conta fatores tributários e decidir se é à hora correta de fazer uma reestruturação empresarial.

Comitê Tributário e a sua utilidade

Muitas empresas brasileiras vêm criando Comitês Tributários isso é ótimo pelo fato de possuirmos um assessoramento fiscal de alto nível, o comitê é muito importante, pois atua em algumas questões que muitos empresários deixam passar, entre elas temos:

– impostos a recuperar

-Analise tributaria

– Auditoria tributária

O fato de possuir um comitê que analise relatórios fiscais e faça uma ótima gestão tributária reduz substancialmente o risco tributário da empresa e ainda fornece diversos insights de economia tributária.

Qual a situação fiscal da minha empresa?

Oportunidades e economia de impostos

O diagnóstico não serve apenas para verificarmos a situação tributária das empresas muitas vezes observamos benefícios que a empresa não vem utilizando ou por desconhecimento ou pelo risco envolvido.

Em algumas de nossas consultorias podemos observar que algumas empresas não tomavam o crédito permitido pela lei 10.833/2003 o simples fato de não utilizar o crédito onerava e muito a empresa, o impacto tributário desse erro foi grande.

Em processos de negociação para compra ou venda de empresa saber da atual situação tributária antes da proposta do ponto de vista do vendedor é uma boa vantagem, pois fornece a opção de consertar o que estar errado e negociar por um preço melhor.

Como contratar uma empresa que forneça o Diagnóstico da situação tributária?

Contratar uma empresa idônea que forneça o Diagnóstico da situação tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de Diagnóstico da situação tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.