Os benefícios da gestão tributária na geração de informações fiscais

Gestão tributária para reduzir impostos de empresas

Possuir uma boa gestão tributária trás diversos benefícios para o contribuinte diante do chamado “custo Brasil” nós contribuintes sabemos que possuímos diversos impostos, diversas alíquotas e variadas formas de incidência tributária, pois isso devemos possuir gestão tributaria nas empresas.

A grande quantidade de normas que regem o sistema tributário brasileiro faz com que na maioria das vezes muitas empresas não acompanhem a legislação tributária com extrema facilidade. Alem disso possuímos uma quantidade enorme de obrigações fiscais que devemos cumprir diariamente.

Atualmente muitas empresas já vêm constituindo departamentos de compliance tributário com a finalidade de evitar problemas com o fisco, tal departamento é de extrema importância para melhorar os processos na origem das informações que serão encaminhadas ao Fisco.

Melhorias na geração de informações fiscais

Uma boa gestão tributária produz excelente resultados no assunto melhoria na geração das informações fiscais, pois com o mapeamento das operações da empresa evitamos erros no preenchimento e envio das obrigações acessórias.

Outra vantagem é a redução de tempo para ajustes de registros fiscais, sabemos que os ajustes fiscais são de extrema necessidade no sistema tributário brasileiro, pois convivemos com uma legislação tributária que muda a cada instante por isso termos agilidade e segurança na geração de informações fiscais é muito importante até para evitarmos autuações tributárias.

Revisão Preventiva dos arquivos SPED

O Projeto SPED trouxe diversas novidades entre as novidades podemos observar a grande quantidade de campos que serão utilizados para o cruzamento dos dados. A revisão preventiva dos arquivos do SPED tem como finalidade certificar antecipadamente a qualidade do conteúdo das informações oriundas de suas operações fiscais e contábeis

Podemos notar a sua eficiência na melhora dos procedimentos fiscais, contábeis, pois evitamos perder tempo com retrabalho no que tange a verificação de informações incorretas.

A revisão é de suma importância visto que cada vez mais contribuintes são notificados por erros ou omissões nos arquivos enviados ao fisco. As multas tributárias cada vez mais vêm sem sendo à razão para a falência de muitas empresas, portanto cabe ao contribuinte verificar a exatidão das informações antes do envio ao fisco.

O processo de melhoria da gestão fiscal trás diversos benefícios a outras áreas da empresa, dentre elas podemos citar a área de processos tributários que nesse caso é a responsável pela defesa (impugnação) administrativa de Auto de Infração ou Notificação Fiscal.

Podemos notar a melhoria, pois com o mapeamento de todo o fluxo tributário operacional de uma empresa conseguimos prever os pontos de risco de atuação fiscal de uma empresa, sabendo disso conseguimos estudar e fazer estrategicamente uma defesa com a finalidade de beneficiar a empresa.

Consultor Contábil para a pessoa jurídica e a sua importância

A presença de um profissional de contabilidade é de extrema importância para uma empresa, com a presença do mesmo conseguimos definir alguns pontos de atenção.

Recentemente observamos a Lei 12.973/2014 que representa um marco na relação contabilidade x fisco, pois regulamenta a apuração das bases de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), à Contribuição para o PIS/Pasep e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Diante do cenário desafiador a presença de um profissional de contabilidade também é necessária na área tributária de uma empresa, pois a definição de custos, despesas e insumos pode variar na legislação tributária e na contábil.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Para mais informações sobre consultoria tributária, entre em contato!

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.

Email: leandro@mgcnt.com.br