Revisão fiscal do ICMS recupera 6 milhões

Revisão Fiscal do ICMS e os seus benefícios

 

Isso mesmo que você leu no texto em nossa ultima consultoria de revisão fiscal com  foco em ICMS conseguimos recuperar 6 milhões que irão diretamente para o caixa da empresa. A empresa em questão atua no segmento do varejo, mas especificamente no ramo de supermercados e vinha cometendo uma série de erros em questão.

Em um ano onde qualquer dinheiro faz diferença podemos observar que essa não é uma realidade exclusivamente dessa empresa e sim de pelo menos 87% das empresas brasileiras, afinal nem todas adotam esse procedimento, o cenário é extremamente desafiador e a legislação tributária não ajuda por essa questão vemos perda de eficiência tributária em diversas empresas.

A empresa alvo da consultoria faturava em torno de 23 milhões por ano e conseguiu recuperar 6 milhões algo em torno de 26% do faturamento apenas naquele ano, devemos levar em conta que a análise foi dos últimos 5 anos logo o faturamento do período foi muito maior.

A margem do setor supermercadista não passa de 10% de lucratividade e recuperar esse valor em impostos deu fôlego para a empresa continuar o seu plano de expansão.

 

Porque o Supermercado foi atrás de uma consultoria tributária?

Desconfiado da alta carga tributária que vinha tendo em comparação aos seus concorrentes maiores e melhor organizados tributariamente o empresário teve a idéia de buscar uma empresa especializada em impostos para em um primeiro momento fazer um diagnóstico operacional tributário da sua atividade e em um segundo momento mensurar pontos de oportunidade e possíveis contingências a serem evitadas.

Ciente do cenário fizemos, mas apresentamos alem do diagnóstico tributário algumas falhas que apresentavam implicações no momento da conciliação com o financeiro, observamos que alem de pagar impostos erroneamente o empreendedor ainda acabava pagando os impostos atrasado o que acaba acarretando um maior ônus para o financeiro da empresa e redução na lucratividade da empresa.

A análise em questão nesse primeiro momento não levou em conta os impostos federais e sim apenas o ICMS, sabemos que o ICMS é responsável por uma quantidade elevada de tributos na operação do setor supermercadista e reduzir o ônus tributário desse imposto era um cenário desafiador.

Como faço com a substituição tributária?

A substituição tributária causa diversos transtornos para um supermercado que não tenha controle sobre a sua contabilidade tributária, não ter controle nessa questão é sinal que devemos nos acostumar com multas e fiscalizações em nosso estabelecimento.

Alem de causar uma maior despesa administrativa para o controle, podemos observar que por não terem controle dessa operação não temos controle do nosso fluxo de caixa e não conseguimos utilizar a substituição de maneira estratégica para a nossa empresa.

Podemos utilizar a substituição tributária a partir do momento que sabemos o que temos que pagar, quando pagar e quando acontece a compensação. Com esse ciclo completo conseguimos não ter problemas com a substituição tributária e ainda gerar oportunidades de economia tributária.

Afinal como o supermercado economizou 6 milhões?

Após o resultado do diagnóstico tributário identificamos que o supermercado concentrava um cadastro de mais de 20.000 produtos e não mantinha atualizado nenhum desses dados nos últimos 5 anos. Analisamos os cadastros dos produtos para a revisão fiscal dos impostos estaduais e apresentamos uma tabela com a tributação correta e a sua respectiva alteração nos últimos cinco anos. Sabemos que não basta apresentarmos a tabela o resultado teria que ser hands-on então com a ajuda de nossos consultores in loco acertamos o cadastro do cliente.

Quando falamos em benefícios futuros a análise do cadastro foi muito importante, pois a partir de agora apenas basta mantermos o cadastro atualizado para podermos enfim gerar valor na área tributária quando o assunto é cadastro.

Outro ponto de oportunidade encontrado foi à incorreta apropriação dos créditos, a empresa não apropriava nem 20% dos créditos que poderia efetuar para a compensação do ICMS logo analisamos todo o fluxo operacional da empresa desde a compra da mercadoria até a saída para o consumidor final e conseguimos identificar créditos fiscais que poderiam ser aproveitados sem risco de autuações fiscais.

Revisão fiscal do ICMS???

Como mencionado anteriormente o foco da nossa consultoria é a execução logo PDFS bonitos sem execução não é o resultado entregue para o nosso cliente, com a análise dos créditos fiscais de ICMS fizemos alguns ajustes no livro de apuração e fomos fazendo compensações tributárias.

Saber sobre substituição tributária é uma ótima expertise para um supermercado que quer fazer uso do planejamento tributário, afinal uma revisão fiscal de ICMS com foco em substituição tributária pode trazer uma quantia significativa de dinheiro, no caso em questão identificamos após uma auditoria tributária que a empresa não vinha compensando o ICMS ST pago à maior e o ICMS ST de operação que não ocorreu.

Ainda falando de ICMS S-T analisamos que o supermercado em questão ao vender para outro Estado da federação mercadorias, que já foram oneradas pela substituição tributária do ICMS  no momento da aquisição, voltava a fazer o recolhimento do ICMS da operação interestadual e em alguns casos fazia também o destaque em sua nota fiscal da substituição tributária do ICMS definido através de Convênio ou Protocolo ICMS-CONFAZ.

Pagar é ruim pagar errado e atrasado é duas vezes pior, cruzamos o extrato bancário com o período de pagamentos dos impostos e constatamos que a empresa vinha pagando impostos na data errada há pelo menos três anos e que isso vinha causando um sangramento no caixa da empresa muito grande. Infelizmente não conseguimos recuperar os impostos nessa situação mais como alteramos o fluxo de pagamento acreditamos que enfim vamos economizar impostos nesse ponto.

Resumo

Como podemos observar no artigo identificamos uma série de oportunidades tributárias no supermercado apenas com relação ao ICMS acreditamos que se fosse analisado também os impostos federais o montante a ser recuperar ia no mínimo dobrar. A análise foi realizada seguindo a premissa do nosso cliente de menor risco possível logo a chance de infrações fiscais sobre o crédito em questão se torna nula.

Infelizmente esse cenário ainda é muito comum para os empresários brasileiros que se vêem perdidos na hora de empreender e encarar a legislação tributária brasileira.

Como contratar uma empresa que faça Revisão fiscal do ICMS ?

Contratar uma empresa idônea que faça um de revisão fiscal do ICMS é a parte mais importante para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de Auditoria Fiscal pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

 

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.