Revisão fiscal dos arquivos digitais e suas vantagens

Revisão fiscal dos arquivos digitais

Prevenir é melhor que remediar o antigo ditado utilizado em diversas situações no cotidiano das pessoas se torna cada vez mais falado no cenário empresarial, pelo recente posicionamento das empresas brasileiras em relação a sua situação tributária.

O tempo cada vez mais se torna mais escasso antigamente muitas empresas perdiam tempo na procura de erros hoje vemos um cenário modificado, pois com a revisão fiscal agora passamos a concentrar o nosso tempo na resolução dos problemas.

De alguns anos para cá podemos observar que muitas empresas vêm utilizando diversas ferramentas com a finalidade de mitigar contingências e gerenciar os riscos em suas operações quando o assunto tratado é tributo.

O posicionamento do fisco nesse cenário também é bem interessante, pois cada vez mais notamos operações especiais de fiscalização com quase 90 % de êxito. Muitas empresas têm recorrido a empresas especializadas em planejamento tributário  e consultoria tributária para a realização do trabalho de  revisão fiscal.

 

Existe multa para erros nos arquivos digitais?

Sim existem e cada vez mais vemos o fisco realizando operações fiscais com o intuito de achar divergências nas obrigações acessórias, cabe salienta que a receita federal brasileira é uma das receitas federais mais especializados do mundo sendo ganhadora de diversos prêmios.

A bola da vez são os arquivos do SPED no início observamos diversas empresas enviando os arquivos sem o devido preparado e recheado de informações incorretas atualmente o cenário mudou, pois os arquivos que foram enviados recheados de erro agora são alvos de   auditoria tributária.

tranquilidade fiscal

Em que momento devo utilizar a revisão fiscal?

Diante da nossa expertise recomendamos analisar os últimos 5 anos da empresa, a análise do tempo mencionado tem como finalidade constatar divergências em declarações fiscais, cálculo dos tributos, omissão de rendimentos e pontos de oportunidade para planejamento tributário.

Após a análise devemos fazer um gerenciamento de riscos com o intuito de analisarmos o risco das operações fiscais da empresa, esse trabalho também visa identificar iniciativas de melhorias da área e selecionar, priorizar e executar as iniciativas a serem trabalhadas.

Fiz a Revisão Fiscal e agora?

Após o trabalho de revisão a empresa deve desenhar a sua situação futura, criar um plano de implantação e métricas de monitoramento com a finalidade de definir a nova rotina fiscal e evitar contingências futuras.

Podemos analisar como beneficio do trabalho a redução dos custos com mão de obra, pois sabemos que profissionais bons estão cada vez mais escassos e com tal trabalho de revisão fiscal passamos a ter uma importante ferramenta à tecnologia.

revisão tributária
Aumento da Lucratividade x Redução dos Impostos

Pagar impostos no Brasil é muito caro e tem impacto diretamente no fluxo de caixa de uma empresa, trabalhos como o de revisão fiscal são importantes, pois analisam períodos passados e podem produzir pontos de atenção futura.

A revisão fiscal em muitas empresas é um trabalho de geração de valor na área tributária após sanarmos as contingências passadas podemos trabalhar em algo que muitas empresas já ouviram falar e ainda não implantaram o tal do planejamento tributário.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Para mais informações sobre consultoria tributária, entre em contato!

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.

redução-de-icms