A prova de que contador funciona

Muitas vezes observamos empresas com situações extremamente deficitárias e não sabemos em qual parte da operação está o gargalo, diversas empresas familiares passam por isso todo ano, afinal cada vez mais vemos empresas brasileiras fechando as portas.

Em um cenário complexo e desafiador acreditar que o seu contador só serve para confeccionar guias pode levar a sua empresa a um buraco sem luz no fim do túnel, pois provavelmente ela seja o profissional mais apto a salvar a sua empresa da falência.

Por que isso acontece?

Na maioria dos casos a falência das empresas acontece mais por deficiência do empreendedor do que as condições do mercado.

Gastos desenfreados e uma gestão falha acabam sendo responsável por grande parte do fechamento dos negócios no Brasil.

Saber efetivamente os seus custos e despesas, o percentual exato de lucratividade e o seu fluxo de caixa são tarefas essenciais para a vitalidade dos negócios, sendo que ainda assim muito poucas empresas utilizam.

Citações sobre Contabilidade

Peters & Austin em sua bela citação menciona que  “Cortesia com o cliente significa cortesia do setor de contabilidade, do departamento de compras, dos engenheiros e do pessoal de vendas.” Já J. K. Rowling afirmou que “ Eu encontrei outro dia o meu contador e disse: Estão dizendo que sou mais rica que a rainha (da Grã-Bretanha), então isso significa que você desviou um monte de dinheiro.”

Analisando o parágrafo anterior podemos observar que a palavra contabilidade sempre esteve envolvida quando o assunto é negócio, segundo Warren Buffett a contabilidade é a linguagem dos negócios”. Logo, para acessar melhor os fundamentos dos negócios, é recomendável conhecer a contabilidade, tal como se justifica o domínio de um idioma relevante no mundo para compreender melhor fatos e situações profissionais e até pessoais.

O que faz um Contador?

Nas pequenas empresas o contador exerce um importante papel em quase tudo em relação à gestão, dependendo do contrato o contador pode até ficar responsável pelo departamento de Rh e pelo departamento financeiro.

O contador deve ser um elo entre a análise dos indicadores financeiros e a tomada de decisões, o que temos visto normalmente é uma posição, mas passiva do profissional que acaba ficando mais atrelado com o atendimento das obrigações acessórias do que efetivamente com a boa gestão do negócio.

Recomendamos que a posição do profissional de contabilidade seja muito bem definida com em conjunto com o devido alinhamento de processos as empresas podem tirar reais benefícios e observar o devido poder da contabilidade no seu negócio.

Como funciona o contador nas pequenas empresas?

Vivemos em um emaranhado tributário no vídeo abaixo podemos observar um pouco do que vivemos hoje quando o assunto é o cenário tributário brasileiro.

https://youtu.be/xS8O_n8S7Dw

 

A grande maioria dos escritórios de contabilidade acaba ficando responsável pelo departamento de pessoal, o tributário, financeiro e a contabilidade. Abaixo podemos observar a importância e conseguiremos identificar insights para a otimização dos resultados da sua empresa.

 Qual a importância no departamento pessoal?

Grande parte das pequenas e médias empresas terceirizam o seu departamento de pessoal muitas vezes por não ser o foco do empreendedor ou pelo motivo de a empresa não possuir expertise no assunto. Com o prazo do e – social cada vez mais perto possuir conhecimento em contabilidade e impostos na área trabalhista não é uma tarefa fácil.

Bom mas vamos lá o primeiro insight para o empreendedor é aproveitar a habilidade com números do seu contador para analisar o cenário financeiro da sua empresa com foco na capacidade em realizar pagamentos para funcionários e possíveis benefícios aos mesmos. O contador com os números em mãos cruza os dados do seu contas a pagar e a receber com a média de alguns meses e consegue fornecer essa análise com devida precisão.

Outro grande insight é em relação aos benefícios trabalhistas, isso mesmo alguns benefícios tributários tem impacto na área trabalhista nesse caso podemos citar os benefícios no imposto de renda devido ao PAT ( Programa de alimentação do trabalhador).

O contador e o seu conhecimento na área de impostos

Reclamar que é caro pagar impostos no Brasil não é alternativa para nenhum empreendedor brasileiro afinal o mundo de negócios é dominado pela execução e sem espaço para se lamentar.

Diversão são os benefícios tributários no Brasil os mesmos estão em todas as esferas sejam elas federal municipal ou estadual. A grande questão é que os empresários não detêm o conhecimento necessário para usar os impostos ao seu favor em uma análise simples constatamos que empresas que acreditam que deter uma estratégia de planejamento tributário pode alavancar os resultados da sua empresa conseguem resultados extraordinários.

Todo ano devemos analisar o cenário operacional-tributário da nossa empresa, conhecer a carga tributária em cada operação pode fazer com que a empresa tome decisões mais rápidas com intuito em diminuir impostos como exemplo podemos observar uma empresa que passa a comprar do mesmo fornecedor só que de outro estado devido à carga tributária.

contadores

E as finanças da minha empresa?

Como comentado anteriormente o planejamento financeiro ainda é um grande problema para as empresas brasileiras afinal a minoria afirma possuir um para o próximo ano.

O controle do mesmo em conjunto com a exatidão nos números das contas a pagar e a receber tem um impacto direto no fluxo de caixa, muitos empreendedores ainda não conhecem o fluxo de caixa afinal ainda afirmam que todo o dinheiro que possuem na conta no final do mês é lucro.

O grande benefício de possuir um contador na empresa cuidando desse departamento é em relação ao controle e a exatidão dos números para a tomada de decisões possuir um orçamento orçado e um realizado e cruzar com o que foi efetivamente pago pode fazer com que a empresa evite fraudes.

Devo utilizar métricas?

Sim deve usar e muito e de preferência de acordo com o porte da sua empresa deve analisar a mesma diariamente. Muitas startups utilizam métricas em seu negócio sejam para medir a taxa de engajamento, cancelamento, custo de aquisição, life time value entre outras métricas importante de acordo com cada negócio.

Métricas em geral são fáceis de controlar o que devemos nos atentar é apenas utilizarmos as métricas essenciais para a boa saúde financeira do negócio. Nessa tarefa o contador pode ser muito importante, pois a maioria dessas métricas tem impacto direto no caixa da empresa ou até mesmo no patrimônio da mesma.

Indicadores de desempenho, gestão e sucesso?

A boa gestão leva em conta os indicadores de desempenho e a mesma está correta afinal como vamos ter uma boa gestão se não soubermos a lucratividade da nossa operação ou até mesmo o percentual do custo do nosso negócio.

Analisar os períodos da sua empresa de preferência em todas as áreas da empresa pode ser um bom comparativo para identificar a sazonalidade do negócio, vamos pensar em um negócio que envolva sorvete talvez manter o estoque do verão em todo o ano seja uma péssima idéia. A tomada de decisões sem esses indicadores pode afundar o seu negócio.

resultados e a contabilidade

Qual o impacto no resultado?

Bom conforme visto acima o contador tem um papel fundamental para o lucro de cada negócio afinal com a ajuda do mesmo conseguimos definir muita coisa em relação à gestão que é essencial para a empresa.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.
Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.