Contabilidade Tributária e a crise Financeira

Infelizmente agora o povo brasileiro sente os efeitos da crise econômica, podemos observar tal cenário com a recente mudança de hábitos nas famílias brasileiras.Segundo uma pesquisa da conta azul 64% das PME tiveram quedas em suas vendas em cerca de 40 % o cenário á mais desafiador ainda pois atualmente possuímos 10.920.000 empresas que são responsáveis por 27% do PIB brasileiro com 52% das carteiras de trabalho assinadas e 40% dos salários pagos no país.

Quando se trata de empresas em estágio inicial um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland (Queensland University of Technology). Usando a crise como um experimento, eles descobriram que negócios em fase de pré-operação na verdade não sofreram com o colapso econômico, embora se suponha que aspirantes a empreendedores reajustem imediatamente suas expectativas, pretensões e comportamentos após uma séria retração econômica. Podemos observar que nem todas as empresas sofrem com a crise as famosas startups continuam crescendo e muito na contramão da crise por terem uma característica de ser uma empresa LEAN conseguem obter produtividade e aperfeiçoar processos em tempo recorde.

A crise já podia ser percebida há algum tempo, com base em relatórios fornecidos pela contabilidade já podemos constar que há algum tempo o Brasil já vinha passando por um período de recessão que se acentuou com a instauração da crise política.

Contabilidade e Crise

A contabilidade tributária talvez seja a melhor ferramenta para o governo controlar o empresário brasileiro com ela o governo provisiona e faz o pagamento de todos os seus gastos, gastos que a cada ano só aumentam, diga-se de passagem.

Os impostos no Brasil são altos mais não são os maiores do mundo, um grande problema que enfrentamos e que grande parte dos contadores sofre todo dia é com o alto tempo dispêndio na geração dos impostos esse sim é um fator de preocupação, quando o assunto é burocracia para geração dos impostos estamos em primeiro lugar na lista mundial.

A contabilidade tributária também sempre foi algo que se não for bem utilizada acaba trazendo uma grande dor de cabeça, vide a grande maioria das empresas brasileiras que não se preocupam com tal tema e acabam tendo problemas em relação ao enquadramento tributário, gestão tributária entre outros problemas relacionados à contabilidade fiscal.

Carregamos em nossa legislação tributária uma série de surpresas entre elas temos retenção na fonte, substituição tributária, regimes monofásicos, antecipação tributária e mais algumas alternativas que influenciam no calculo dos impostos.

Impostos e os empresários

Sabemos que a maior fonte de renda para o governo são os impostos sem o mesmo não há como falarmos em governo, pois o mesmo não ira conseguir se mantiver. O grande problema é que nos seis primeiros meses deste ano, houve déficit de R$ 1,59 bilhão. É o pior resultado para o período da série histórica, que começa em 1997.

Os resultados das contas públicas têm sido afetados pela redução da arrecadação federal, que registrou o pior desempenho para o período de janeiro a junho desde 2011.

Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive “Quando a economia tem um grau de incerteza muito grande, a gente percebe que as empresas retêm um pouco sua disposição ao pagamento de impostos”.

Em tempos de crise cortar custos é cada vez mais necessário, logo cortar os impostos que acabam sendo um grande vilão no resultado das empresas é de extrema necessidade. Alguns empresários acabam optando pelo caminho errado que é o da sonegação dos impostos infelizmente essa conta é grande estudos demonstram que a sonegação de impostos é sete vezes maior que a corrupção.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, Heráclio Camargo deixa-se de recolher 500 bilhões de reais por ano aos cofres públicos no País, ao passo que o custo anual médio da corrupção no Brasil, em valores de 2013, corresponde a 67 bilhões anuais.

Carga Tributária: Como consigo diminuir?

Sim é possível reduzir a carga tributária na sua empresa muitas empresas vem utilizando o planejamento tributária com a ajuda de uma empresa de uma consultoria tributária para resolver esse problema que assola 99% das empresas brasileiras.

Segundo um estudo da IOB a grande maioria das empresas vem cometendo erros quando o assunto é apuração tributária são erros na base de cálculo, ncm dos produtos e outros tantos fatores, tais erros vem trazendo grandes despesas para as empresas.

Segundo Eduardo dos Santos do Comex nf-e empresa que fornece um software de gestão para os importadores existem multas que podem chegar até R$ 1,5 milhões. Não raro temos vistos casos onde operações especializadas do fisco recuperam milhões em impostos decorrentes de multas tributárias.

Contabilidade e Crise

Analisar o resultado tributário da sua empresa é de extrema importância ainda mais em tempos de crise em algumas de nossas consultorias esse ano constatamos que empresas que tem focado seus esforços em diminuir impostos de forma legalmente vem ganhando e muito dos seus concorrentes, pois passam a ter uma vantagem econômica bem superior.

O uso de contabilidade de forma estratégica vem trazendo diversos benefícios podemos ver isso recentemente na compra do HSBC pelo BRADESCO o bom uso da contabilidade foi um fator essencial para a concretização da operação.

Em tempos de crise saber definitivamente os números da sua empresa pode ser uma das saídas para a sua empresa dar adeus a crise e enfim voltar a ter lucros.

Como contratar uma empresa de Consultoria Fiscal?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria fiscal é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria fiscal pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

 

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.