A era dos esteróides: fiscalização tributária pós Sped

A era dos esteróides: Fiscalização tributária pós SPED

Algumas décadas atrás observamos uma receita federal ineficiente que pecava e muito quando o assunto era fiscalização tributária, tal cenário é totalmente contrário ao atual, atualmente vivemos a chamada Fiscalização tributária pós Sped estamos em uma era onde o fisco tem acessos aos dados econômicos financeiros em tempo recorde.

O cruzamento de dados é feito com extrema rapidez e exatidão que nós brasileiros viramos case mundial em fiscalização tributária, isso mesmo somos conhecidos pela nossa eficácia em cobrar tributos e cruzar dados.

Praticamente todas as operações comerciais hoje em dia tem o uso da tecnologia então fica muito difícil burlar o fisco e mesmo se isso acontecesse o processo de inteligência artificial fiscal é tão eficaz que acaba detectando indícios de irregularidade. Não bastasse o atual cenário tributário no Brasil ainda convivemos com a ameaça de multas, sim constantemente nos deparamos com autuações fiscais sobre multas do SPED.

Assim como os esteroides a receita federal vem crescendo “escalando” a sua operação de maneira absurda, basta observarmos os números do ultimo semestre de 2015 onde o número de fiscalizações tributárias cresceu 39,70% tal métrica deveria servir de benchmarking para muitas empresas brasileiras afinal vivemos em um pais onde nos últimos meses o pequeno empresário só sabe falar sobre crise e recessão e raramente pronuncia a tal da SOLUÇÃO.

A Fiscalização tributária pós SPED vem sendo uma ótima alternativa para o fisco brasileiro quando o assunto é achar divergências isso acontece, pois a receita federal já vem fazendo há alguns anos o trabalho de educação no mercado contábil-empresarial, observarmos isso nos prazos dos projetos do SPED. Após a educação do profissional que efetivamente vai mexer com a ferramenta cabe a fiscalização da mesma, no cenário tributário brasileiro onde muitas empresas possuem alto nível de desorganização tal projeto caiu como uma bomba, pois provavelmente vira acompanhado de multas pesadas.

Os esteróides estão largamente difundidos em seu corpo. Quantidades muito pequenas mostram atividade biológica considerável. Pequenas variações na estrutura molecular de esteróides resultam em grandes diferenças nos seus efeitos. O que isso tem haver com SPED? Muito. Se compararmos como o SPED está na maioria dos movimentos econômicos financeiros que fazemos em nossa vida iremos perceber a sua importância, outro fator que devemos nos atentar é que o SPED não é focado apenas para grandes contribuintes logo os pequenos contribuintes podem esperar que a fiscalização tributária logo vai chegar.

Riscos de autuação no SPED

Mentiroso será o profissional que afirmar que não corremos riscos quando o assunto é o SPED, a maioria das empresas corre o risco sim e, diga-se de passagem, com o atual cenário econômico o risco é muito alto. Afinal sem conseguir aumentar a carga tributária e aprovar o ajuste fiscal resta ao governo aumentar a fiscalização tributária e isso a mesma vem fazendo muito bem.

Muitos escritórios de contabilidade e empresas ainda não identificaram a alta complexidade do projeto SPED e do risco envolvido não raro em nossas ultimas consultorias temos observado autuações fiscais decorrentes de inconsistências no arquivo SPED que passaram da casa dos R$ 500.000,00.

Em nosso trabalho de consultoria tributária recomendamos a nossas empresas clientes e parceiras que realizem em caráter de urgência um cruzamento dos SPEDS em sua empresa, tal cruzamento pode ser a resposta que faltava a empresa para se ver livre de riscos fiscais.

Nível de especialização da assessoria contábil e o conhecimento

Não bastasse a quantidade de normas tributárias no Brasil ainda devemos prestar muita atenção quando o assunto é obrigação acessória, logo saber quem ter ao seu lado e em qual posição é muito importante. Muitas empresas por não terem como foco do seu negócio fornecer serviços de contabilidade ou gestão acabam terceirizando essa tarefa para uma empresa de assessoria contábil tal decisão em muitos casos é a correta, pois teoricamente uma empresa de assessoria contábil deveria possuir muito conhecimento por esse ser o foco do seu negócio, o que temos observado é que em muitos casos apenas isso não resolve devemos possuir um profissional que tenha bastante conhecimento quando o assunto é SPED e tal trabalho muitas empresas de contabilidade ainda não possuem, ainda bem que são muitas e não todas.

A terceirização acaba sendo uma vantagem, pois permite focar em algo que realmente move o negócio, na maioria dos casos a contabilidade é uma ferramenta de gestão e não uma ferramenta que gera receitas.

O conhecimento é primordial nessa etapa da prestação do serviço afinal sem o devido conhecimento de nada adianta submeter informações para o projeto SPED afinal informações erradas correm um sério risco de autuações fiscais. Conhecer de tecnologia é muito importante afinal um consultor tributário em SPED tem que ter a tecnologia como a sua principal aliada no processo de revisão dos SPEDS.

Cenário Tributário e a Receita Federal

Com a recente notícia sobre a crise brasileira encontra-se muito impaciente sobre o futuro da nossa economia podemos perceber isso nos pronunciamentos do ministro e da presidente, sabemos também que a fonte de renda do governo é a arrecadação de impostos não existe outra fonte senão a mesma. Nesse cenário é preocupante o nosso futuro pela seguinte situação o governo não tem conseguido aumentar os impostos nem aprovar o ajuste fiscal. Então qual será a saída? Como eles vão usar com eficiência essa nova solução? Parabéns. Você acerto se respondeu em seqüência aumento da fiscalização tributária e maior controle sobre os speds.

Neste cenário, qualquer informação omitida ou inexata expõe a empresa ao risco de autuação conforme estabelecido no Art. 57 da Medida Provisória nº 2.158-35/01: penalidade de 3% (três por cento) do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa jurídica ou de terceiros, em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta.

Abaixo podemos observar o resultado das auditorias externas e da revisão das declarações, pegamos como base os anos de 2013 e 2014:

comparação-da-fiscalização

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.