Como aprender sobre fusões e contabilidade com Laércio Cosentino

Esse ano tem sido bem atípico para o empreendedor brasileiro mais não para o CEO da TOTVS Laércio Cosentino o mesmo carrega consigo o título de alquimista das fusões por sua notável capacidade de fusão entre empresas e a rápida integração da contabilidade das mesmas.

Em 2015 já possuímos dois processos de aquisição o primeiro foi o da Neolog Consultoria e Sistemas S.A agora o da BEMATECH S.A em um ano onde muitas empresas tem medo do futuro a TOTVS vem fazendo muito diferente. Nos últimos anos podemos observar um crescimento de 11,9% na receita operacional líquida da empresa, outro fator que a TOTVS faz muito bem é em relação à receita recorrente a mesma vem crescendo bastante nos últimos a nos e entre os anos de 2013 e 2014 teve um aumento de 10,4%.

Nos últimos anos a empresa vem aumentando e muito a participação do segmento de varejo e serviços financeiros em sua receita outro fator que demonstra que a mesma possui uma forte política contábil é se analisarmos as despesas gerais e administrativas e os honorários da administração nos últimos cinco anos a TOTVS fez mais de 10 aquisições e ao analisarmos a referida conta é que o impacto da mesma no total da receita liquida tem diminuído. Outro índice que teve crescimento foi o ebtida que cresceu 8,6% em linhas gerais o Ebtida representa a geração operacional do caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

Conforme demonstrado acima o CEO da TOTVS é um homem de negócios que da muito valor para a contabilidade podemos observar isso com a exatidão de informações relevantes sobre a empresa e o exímio conhecimento das suas receitas e despesas.

Muitas fusões demandam diversas reorganizações societárias nesse cenário é muito importante a ajuda de um contador e de uma empresa de consultoria tributária que detenha expertise nesse tipo de situação.

O sistema da TOTVS é conhecido por ser muito utilizado por varejistas, o mesmo ajuda no diagnóstico dos estoques, consolidação das informações financeiras entre outras soluções sendo assim como qualquer empresa pode conseguir alcançar os resultados da mesma?

Saiba mais como utilizar a revisão do cadastro fiscal!

Dica 1: Conheça o seu mercado

Essa tarefa Laércio Cosentino faz muito bem afinal comprou nada menos que 30 empresas nos últimos 12 anos e criou uma gigante digital de R$ 2 bilhões. A mais recente transação, que está sendo chamada de reorganização societária, envolveu a paranaense Bematech, fabricante de equipamentos de automação comercial, anunciada na noite de 14 de agosto, uma sexta-feira quente e seca, em pleno inverno paulistano. O negócio, avaliado em R$ 550 milhões, ainda precisa de aprovação pelas assembléias de acionistas das duas empresas, previstas para setembro, para ser sacramentado.

No Brasil apenas 6 empresas conseguiram um desempenho bom a seguir temos elas: a Estácio, a JBS, a Hypermarcas, a Vale, a Petrobras e, é claro, a Totvs, de Cosentino. A incorporação da Bematech pela Totvs comprova a tese de Porzio sobre as empresas bem-sucedidas em fusões e aquisições isso só é possível com uma considerável confiança no setor de contabilidade da empresa.

Dica 2: De valor a contabilidade

Como podemos observar acima Laércio Cosentino conhece muito bem os números do mercado e da sua empresa isso por si só já é uma grande diferencial na carreira de um empreendedor. Possuir relatórios contábeis que possam expressar a situação fidedigna dos relatórios é de extrema importância e isso a empresa faz muito bem.

Podemos observar também a grande eficiência tributária que a empresa possui isso é fruto de um trabalho forte em auditoria tributária e consultoria tributária sem isso não iríamos conseguir tais resultados.

Se quisermos sem grandes provavelmente no caminho devemos comprar algumas empresas e só conseguimos isso se tratarmos o contador como um importante profissional estratégico que vai auxiliar na tomada de decisões.

A empresa é conhecida mundialmente o que acaba trazendo a mesma um maior controle sobre as informações contábeis devemos gerar relatórios contábeis em diversos formatos, pois possuímos acionistas de diversos países, logo se quisermos sermos uma empresa global devemos dar um profundo valor a contabilidade global afinal as leis n° 11.638/2007 e n° 11.941/2009, que alteraram a Lei n° 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações), criaram as condições para que o Brasil participe definitivamente do processo mundial de convergência das normas e práticas contábeis internacionais.

Saiba mais como utilizar a auditoria tributária digital

Dica 3: Seja um especialista

Não devemos apenas conhecer o nosso mercado e sim devemos ser especialistas no mesmo qualquer informação relevante para o setor seja nacional ou estrangeira devemos saber podemos observar isso na empresa com a companhia atuando em 39 países. O foco em resultados deve ser fator preponderante na estratégia da empresa logo ter um avançado conhecimento em métricas, fusões e contabilidade é de extrema importância para a empresa.

Possuir os números de cada operação da empresa facilita o trabalho de uma empresa de consultoria tributária e também ajuda a empresa a realmente saber aonde focar os seus esforços, conhecendo todo o cenário operacional da companhia podemos definir em quais áreas devemos inovar.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?