3 Simples passos para você evitar multas no SPED FISCAL (GARANTIDO!)

Evitar multas qual empresário não sonha evitar as mesmas na sua empresa? Com o advento do projeto SPED muitas empresas brasileiras passaram a sofrer com grandes multas, O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é um ambiente digital criado pelo governo federal para modernizar e simplificar as obrigações do contribuinte com o Fisco. Os três primeiros projetos do Sped implantados foram a Escrituração Contábil Digital (ECD), a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Nos últimos artigos podemos perceber os principais focos de autuação da fiscalização tributária quando o assunto é SPED FISCAL a grande questão é que não basta apenas conhecer o mesmo afinal prevenir é bem melhor do que remediar.

No atual cenário econômico brasileiro cortar custos deve ser prioridade para o empreendedor brasileiro, logo economizar impostos e evitar multas entram no critério de economia de custos.

As multas para quem não se adequar ao SPED são altas e em alguns casos vão levar empresas a falência abaixo temos o exemplo de algumas sanções:

 SPED FISCAL
SPED FISCAL

Contadores também devem prestar muita atenção para não sofrer com as respectivas multas afinal o mesmo é responsável solidário, muitas empresas deixam a tarefa do envio e da organização das informações com escritórios de contabilidade, cabe aos empresários de contabilidade se atentarem ao quadro de risco abaixo:

 SPED FISCAL
SPED FISCAL

O profissional de contabilidade perde muito tempo na confecção das obrigações acessórias e pelo que observamos cada vez mais o mesmo tem menos tempo para focar no que deveria ser a sua atividade essencial: o apoio a gestão.

Afinal você passa horas, dias, noites estudando e aplicando o conhecimento para gerar informações para o governo? Tal tarefa é importante mais muitos empreendedores contábeis estão cansados disso.

Por que isso acontece?

Simples, o Fisco brasileiro leia- se estadual, municipal e federal é desorganizado e em muitos casos não possuem dados estruturados e nem confiabilidade nos mesmo ciente disso eles perceberam que fiscalizar bem e rápido é muito mais eficiente do que tentar aumentar tributos.

O sped marca um grau de modernidade e profissionalização nunca antes visto quando o assunto é arrecadação tributária, pois com a implantação do mesmo a fiscalização tributária passa a ser a cada dia mais eficiente e rápida.

Na tentativa de evitar possíveis gargalos preparamos um material que fará com que muitas empresas saiam na frente do fisco e evitem as temidas multas do sped.

Planejamento

Sim talvez a tarefa mais importante para evitarmos multas no SPED talvez seja o planejamento, a cada obrigação nova do projeto podemos observar como muitas empresas são pegas de “surpresa” isso acontece, pois as mesmas não tem uma cultura de planejamento das obrigações acessórias.

Empresas de maior porte já se atentam aos aspectos inerentes a declaração muitos antes da data final do envio logo evitar retrabalho por corrigir erros que poderiam ter sido evitados se tivesse sido feito todo o mapeamento operacional tributário da empresa e levado em conta o envio da obrigação acessória.

Não são raros os casos onde o contribuinte pede a prorrogação da mesma, o fisco também possui uma parcela de culpa bem relevante, pois apenas libera o layout do programa semanas antes do envio, podemos observar isso com o SPED ECF.

Planejar é importante e essencial para evitarmos problemas, nós da Leandro Markus Consultoria Tributária recomendamos que o empresário possua um Road Map para implantação do projeto.

Conhecimento

Quando falamos conhecer não falamos conhecer superficialmente e sim conhecer muito da mesma os arquivos do sped possuem uma característica que muitos empresários não têm observado que é que conhecer de TI é muito importante para o processo mais conhecer sobre legislação tributária é mais importante ainda.

A legislação tributária é complexa e confusa logo achar que quem não é focado nisso vai resolver os problemas inerentes a mesma talvez seja um grande erro para o empresário. Problemas tributários demandam conhecimento especializado logo se for possível na sua empresa não deixe essa tarefa na mão de colaboradores que não possuem a devida expertise.

Na Leandro Markus Consultoria Tributária oferecemos treinamento especializado quando o assunto é SPED acreditamos o valor do profissional leva muito em conta o conhecimento e a capacidade de resolução de problemas do mesmo logo esse é o nosso principal foco no treinamento de pessoas na área tributária.

Auditoria

Lembra que falamos que o profissional de contabilidade perde muito tempo com obrigações tributárias e perde tempo na sua tarefa principal? Ciente disso devemos observar que muitas vezes o contador pelo tempo apertado ou por não tem informações confiáveis no prazo adequado acaba enviando os arquivos digitais do SPED com alguns erros a grande questão é que fatalmente o arquivo vai ser motivo de auditoria para o fisco e pode trazer multas para a empresa.

A melhor maneira para evitarmos erros no envio dos arquivos é realizando o cruzamento de dados, tal cruzamento é a melhor ferramenta para prevenir e corrigir eventuais erros antes do envio do arquivo ao fisco.

A revisão tributária nos arquivos do SPED não deve ser vista como despesa e sim como uma forma de prevenção no primeiro passo e como ferramenta de gestão no segundo processo afinal com a empresa mais organizada para envio das informações para o fisco presume-se que a mesma tenha maior controle nos números da sua empresa.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.