Você é vulnerável ao projeto SPED?

Muitas empresas ainda não sabem mais estão totalmente vulneráveis ao projeto SPED. Infelizmente a maioria dessas empresas esta fadada ao fracasso, pois o projeto SPED é de alta complexidade e vem trazendo grande impacto em empresas que não se estruturaram para atender o mesmo.

Nos últimos meses temos percebido um aumento crescente e muito rápido de autuações fiscais utilizando dados do SPED, afinal a receita federal quando implantou o projeto SPED já sabia da complexidade e dificuldade que as empresas brasileiras teriam para atendê-lo.

Erros de informações acabaram virando multas volumosas, a grande questão que informar apenas por informar acaba trazendo uma série de penalidades que as empresas não tinham provisionado.

Outro caso que tira o sono de muito empresários são as multas no sped por entrega fora do prazo ou mesmo por não entregar a declaração, devemos ter muito cuidado, pois a multa é alta e aumenta cada vez mais e cada mês.

E se seu contador fosse o seu aliado no projeto SPED?

A importância do contador mudou e muito nas empresas brasileiras atualmente podemos ver o profissional como uma ferramenta indispensável para a gestão e eficiência da empresa.

O contador atualmente é responsável pela geração das demonstrações financeiras da empresa que são analisadas para a tomada de decisões, não só por isso o mesmo tem importância quando o projeto SPED foi lançado o contador foi à figura que mais sofreu mudanças vínhamos de uma geração de contadores “fazedores” e pouco pensadores podemos ver a diferença ao conversarmos com alguns sobre os impactos do SPED.

A melhor alternativa para não sofrer impactos com o projeto SPED é possuir uma relação de confiança com o seu contador, pois só o mesmo conhece com exatidão todos os números da sua empresa e pode gerar com eficiência as obrigações acessórias do projeto SPED.

Dessa forma o mesmo pode ajudar e muito na parametrização do sistema para o envio das obrigações, sabemos que cada empresa apresenta um ambiente diferente tomado de particularidades por isso à análise de empresa por empresa é de extrema necessidade nesse processo.

E se eu não utilizar a ajuda do meu contador?

Lamento mais infelizmente você vai entrar para o time de empresas que quebram devido a acharem que conseguem fazer tudo sozinhas e acabam não focando no seu core business.

Como comentado acima as multas são altas e a pior alternativa para uma empresa é cometer erros nessa fase, afinal com a crise econômica e a lucratividade das empresas diminuindo cada vez mais em conjunto com a competitividade nenhuma empresa gostaria de pagar multas pesadas por erros no SPED.

No mundo atual as empresas devem focar cada vez mais na sua atividade chave e não em questões que não são a geração de renda da mesma, o back Office é de extrema importância para uma empresa sem a ajuda do mesmo muitas empresas quebram.

Cruzamento de dados do SPED é necessário?

Sim é de extrema necessidade fazer um cruzamento de dados dos últimos 5 anos da empresa a necessidade de utilizar o cruzamento de dados vem do risco que muitas empresas correm por não terem se adequado ao projeto SPED com eficiência e exatidão nos seus dados na época em que o mesmo foi implantado.

O fisco possui informações de todas as operações da sua empresa com bastante exatidão, pois com o fluxo de informações que eles montaram para atender o projeto SPED não passa mais nada que o fisco não tenha conhecimento no Brasil.

Apesar disso o Brasil apresenta grande índice de sonegação fiscal, tal cenário a cada dia tem mudado, pois o cruzamento de dados do fisco permite fazer muito mais com muito menos afinal a tecnologia de informação utilizada na receita é capaz de detectar grandes indícios de irregularidade devido a sua expertise em inteligência artificial.

Empresa de consultoria tributária é importante?

As empresas que utilizaram a consultoria tributária para adequação do SPED na sua empresa conseguiram e muito ter resultados, podemos analisar isso, pois grande parte das empresas que utilizaram o serviço de consultoria tributária revisaram os últimos 5 anos da sua empresa e descobriram pontos de oportunidade e pontos de risco na operação da sua empresa.

A relação contador x consultor tributário é muito importante neste momento, pois normalmente o contador está tão focado na entrega de obrigações acessórias entre outros assuntos que acaba não focando em soluções que geram valor na área tributária das empresas.

A área tributária de uma empresa pode ser uma mina de dinheiro se utilizada da forma correta, milhares de empresas já conseguiram rios de dinheiro apenas analisando essa área. As empresas brasileiras ainda não possuem uma cultura muito forte em planejamento tributário logo acabam perdendo diversas oportunidades nesse assunto recentemente identificamos em uma empresa o montante de 18 milhões em créditos tributários não utilizados pela mesma.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.