Compliance Tributário e o seu impacto na empresa

Compliance Tributário e o seu impacto na empresa

Consultoria Tributária       29 de janeiro de 2015

Diante da atual situação econômica brasileira o empresário brasileiro se viu cercado devido à alta criatividade do governo em aumentar impostos. Só nesse ano já temos aumento do IPI, na importação as alíquotas avançarão de 9,25% para 11,75%, nos combustíveis temos aumentos de PIS, COFINS e CIDE de fato o ano não começou nada bem para o empresário brasileiro que ve crescer o compliance Tributário.

Senão bastasse o aumento dos impostos o governo também aumentou a complexidade obrigando profissionais liberais a identificar os seus clientes pelo CPF. Em um cenário extremamente desafiador para a população brasileira, pois somos constantemente bombardeados com notícias de crise o governo brasileiro tem como seu principal aliado para o crescimento da arrecadação um órgão extremamente competente e referência mundial em tecnologia e em sistemas de cruzamento de dados à Receita Federal.

Instituído em 2007 esse ano o projeto SPED completa 8 anos ao instituir esse sistema o governo federal inovou a forma da escrituração contábil das empresas, disponibilizando uma solução tecnológica em formato digital específico e padronizado, capaz de reunir em arquivos digitais os livros fiscal e contábil das empresas tido como o projeto mais ousado da receita federal, após a implantação o fisco passou a ter maior controle sobre as operações das empresas logo tendo maior controle ocorreu um aumento de autuações fiscais no ano de 2012 registramos R$ 116,3 bilhões já no ano de 2013 R$ 190 bilhões.

Podemos esperar para o ano de 2015 uma avalanche de autuações fiscais devido a erros nas informações enviadas para o fisco e omissões das mesmas, observamos no final do ano passado a quantidade de ‘notificações’ da Receita Federal (através de Ato Declaratório Executivo – ADE) comunicando a exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de Janeiro de 2015, pelo fato do contribuinte possuir débitos tributários com a Fazenda Pública Federal.

compliance fiscal

Compliance Tributário

“Para reduzir riscos e minimizar os impactos implantamos um sistema de melhoria de processos reduzindo o risco de inconsistências de dados transmitidos ao fisco após a implantação do sistema,podemos focar no que temos expertise que é a implantação de compliance tributário.”, explica Leandro Markus da MG Soluções Contábeis.

O compliance não deve ser artigo de luxo na sua empresa afinal o fisco avança a cada dia e nesse sentido a sua empresa fica mais vulnerável. Abaixo temos uma série de vídeos falando sobre os riscos que a sua empresa corre:

Planejamento Tributário

Investir em compliance tributário traz retorno imediato para a sua empresa, afinal após usar o mesmo conseguimos verificar uma série de oportunidades para o cliente. Abaixo temos algumas delas: