Como seria o mundo sem consultoria no Sped?

Como seria o mundo sem consultoria no Sped?

Consultoria Tributária       9 de abril de 2016

Se você é um empresário ou funcionário responsável pela área de tributos em uma empresa, provavelmente deve se familiarizar com o termo “Sped”. Também conhecido como o Sistema Público de Escrituração Digital, o Sped é uma espécie de projeto que tem o objetivo de integrar os dados de todos os contribuintes aos fiscos municipais, estaduais e federal. Esse projeto fora criado mediante um acordo nacional feito entre as autoridades tributárias.

Esse acordo serve principalmente para promover o controle sobre todas as ações das empresas e é realizado a partir do compartilhamento de algumas informações de cunho contábil e o fiscal. Por ser tratar, principalmente, de um assunto tributário é comum as empresas não entenderem algumas das particularidades do sistema o que caracteriza a necessidade de contratar as consultorias Sped, mas e se elas não existissem? Como tudo poderia ficar? Veja no texto abaixo o que poderia acontecer caso a mesma não existisse.

Eis uma pergunta interessante a ser feita. A consultoria Sped se caracteriza como um dos pontos fundamentais para empresas durante a implantação e manutenção do projeto Sped. Na consultoria os profissionais da empresa a qual contratou o serviço recebem um treinamento completo que viabiliza o entendimento maior do Sistema Público de Escrituração Digital, além de ter a orientação ideal para que começam a trabalhar corretamente com Sped.

Essa consultoria Spedpode acontecer de formas distintas, onde alguns tem a opção de contratá-la para receber orientações via e-mail ou outros canais de comunicação online e também para recebê-las pessoalmente onde pode reunir os funcionários e parceiros da empresa para que todos entendam os conceitos do projeto Sped. A consultoria é algo imprescindível para aquelas empresas que não possuem conhecimento amplos sobre ações tributárias.

O Sped é um projeto que tende a ser mais complexo para entendimento da empresa, principalmente se os funcionários da mesma não possuem algum conhecimento em questões contábeis e fiscais. No caso, esse projeto passa a ser dividido em três fatores divididos em subgrupos que seriam contábil, fiscal e a nota fiscal eletrônica. São três subgrupos que precisam ter muito bem entendidos, para que nada de errado ocorra durante todo o processo, evitando possíveis erros.

Com a consultoria Spedas empresas e os respectivos funcionários passam a receber orientações completas referente aos subgrupos, para que saibam os principais conceitos e ações a serem feitas durante todo o processo para execução do Sped. Essa consultoria serve como um apoio aos funcionários da empresa, pois assim podem aprender a mexer no projeto. Esse projeto é considerado por algumas pessoas um software complexo para se trabalhar.

Onde é disponibilizado e qual é seu objetivo?

O software ou no caso, o Sped, é disponibilizado pela Receita Federal com o intuito de ter um controle maior perante as empresas. O objetivo do Sped é justamente fazer com que empresas enviem a Receita Federal todas as suas informações de natureza fiscal e contábil, além das informações chamadas de previdenciárias como é o caso dos Livros Fiscais, Comerciais e Contábeis que são gerados com base na escrituração que é mantida pelas empresas.

Mas atenção!

A consultoria Spednão poderá ser considerada um curso sobre o sistema, e sim uma iniciativa que permite orientar a empresa e os seus envolvidos. É um projeto que permite auxiliar a empresa a integrar o processo relativo às notas fiscais, é um caminho mais coerente para evitar problemas futuros do qual possam prejudicar a empresa perante a Receita Federal. Ou seja, o uso da consultoria Speddeve ser visto como um investimento para a empresa.

A consultoria Sped é muito importante, mas e se ela não existesse?

Para entender o que aconteceria com o mundo dos negócios a partir da não existência da consultoria Spedbasta prestar atenção no seguinte exemplo. É necessário se imaginar no lugar de um empresário que não possui sequer um conhecimento básico em relação ações contábeis, fiscais e a nota fiscal eletrônica. A partir desse ponto começam surgir possíveis problemas, pois o empresário deve cumprir com suas obrigações diante da Receita Federal.

Sem a consultoria Speda sua empresa provavelmente estaria perdida, pois a Receita Federal poderia entender que a mesma tem interesse de se livrar de cobranças e afins relacionados a encargos tributários. Com o fim dessas consultorias muitos sairiam prejudicados, por isso que deve-se valorizar as empresas e profissionais que prestam esse tipo de serviço para que possam melhorar essa área da empresa sem sofrer com os erros e irregularidades. Por isso a importância desse setor que cresce a cada dia!

A resposta que deve ser considerada ideal para a pergunta referente ao fim da consultoria Spedseria, uma bagunça. O mundo sem a consultoria Spedpoderia perder algumas vantagens, a não ser que em seu lugar pudesse ter outra tecnologia com o objetivo de realizar sua mesma função. Mesmo que o Sped seja visto com maus olhos por algumas pessoas, ele continua sendo uma tecnologia interessante e que forneceu a gênese de um novo mundo.

Sem a consultoria Spedos erros relacionados ao cumprimento de algumas ações fiscais e contábeis poderiam aumentar muito, e como consequência a esses erros as empresas sofreriam com multas enviadas a partir da Receita Federal. Ou seja, seria um prejuízo completo para os empresários. Ter uma ajuda profissional nessas questões é válido e deve ser visto como o grande investimento da empresa que poderá te render alguns retornos específicos. Dessa forma fica fácil de entender sua importância não é mesmo?

Sendo assim, se você é responsável por uma empresa e também não possui conhecimento relacionado ao Sped e as suas ações, é necessário considerar a contratação de uma empresa de consultoria Sped. O processo do Sped é o responsável por melhorar o seu controle tributário, além de cruzar dados contáveis e fiscais com a auditoria eletrônica. Faça esse investimento para a sua empresa não sofrer prejuízos por não cumprir com as suas obrigações.

Para ter acesso a mais informações relacionadas a todo o Sistema Público de Escrituração Digital, o Sped, procure por empresas e/ou os profissionais especialistas que possam lhe oferecer a consultoria. A consultoria Sped é responsável por ajudar a empresa resolver a questão do compartilhamento das informações contábeis e fiscais da empresa. Procure pela consultoria e tenha a sua disposição o auxílio de profissionais qualificados para te ajudar.

Gostou do post? Acredita que ele ajudou a entender melhor mais detalhes sobre Sped, consultoria Sped e outros detalhes relacionados? Então não perca a chance de compartilhar o conteúdo com seus amigos e companheiros de trabalho! Com certeza ele será muito útil! Boa sorte e bons negócios sempre!