Consultoria Tributária: sinônimo de lucratividade

Consultoria Tributária: sinônimo de lucratividade

Consultoria Tributária       19 de agosto de 2015

Cortar custos sempre foi uma tarefa difícil para o empresário, vivemos em um pais caro em comparação ao restante dos outros países emergentes e ricos, nossa economia vêm passando por uma profunda mudança que vem causando diversas mudanças nas menores classes sociais, possuímos ainda o fato de termos ainda a segunda maior carga tributária entre os países emergentes, tal fato diminui e muito a situação econômica de muitas empresas Brasileiras.

Os impostos no Brasil sempre foram um fator bem considerável na operação da empresa, não basta o imposto sobre o lucro possuímos impostos em diversas etapas do ciclo operacional de uma empresa.

Não bastasse isso ainda sofremos com outros diversos fatores, ultimamente milhares de pessoas têm deixando o Brasil com destino ao EUA muitos vão com a mentalidade de uma vida melhor mais esquecem que lei americana é uma das mais duras com o trabalhador em relação à licença maternidade, férias remuneradas, descanso semanal, auxílio-doença e adicional noturno

No Brasil muito-se fala sobre a tal carga tributária sabemos que a mesma não é baixa mais cabe analisarmos alguns fatores:

1) – Sonegação fiscal. Mais de 60% das pequenas e médias empresas sobrevivem exclusivamente da sonegação fiscal.

2) – Informalidade. O PIB da informalidade no Brasil é maior do que o PIB oficial da Argentina. São aproximadamente R$ 600 bilhões por ano.

3) – Forma de recolhimento de impostos. Enquanto nas economias mais desenvolvidas paga-se tributos pelo regime de caixa, no Brasil paga-se pelo regime de competência

4) – Legislação tributária, extensa, ultrapassada, complexa

5) – Mudanças freqüentes na legislação tributária, em média três alterações por hora

Resumindo a carga tributária brasileira não é a mais alta do mundo, segundo a Fundação Heritage é a 32ª do mundo.

Muitas empresas que entendem a importância de utilizar a área tributária da empresa como uma área estratégica ultimamente tem focado cada vez mais seus esforços em medidas que levam em fator a elisão fiscal resumindo o famoso planejamento tributário.

Empresas com foco em consultoria tributária tem otimizado e muito a carga tributária das empresas, possuímos inúmeras formas de redução tributária na legislação tributária.

Em recentes consultorias observamos que muitas empresas perdem muito tempo em tarefas que não são o core da sua empresa e em alguns casos acabam cometendo sérios erros, um dos grandes erros das empresas é solicitar o parcelamento sem uma análise de parcelamentos de tributos tal fato acaba trazendo sérios problemas, pois podemos aproveitar uma série de oportunidades fiscais.

Outro exemplo de problemas que muitas empresas pecam e muito é em relação ao controle dos produtos com substituição tributária, A partir daí, incertezas na emissão de documentos, cálculos de MVA e outras novidades que esse regime trouxe desviaram a atenção dos gestores dos créditos de ICMS, antes facilmente detectados nas entradas e que sob a ST exigem procedimentos diferenciados para sua geração e apropriação.

Muitas empresas por desconhecimento da legislação acabam pagando muito mais imposto do que o necessário, o regime de substituição tributária demanda controle e conhecimento utilizando essas duas ferramentas podemos usar o que era um foco de problemas em um ponto de oportunidade, apesar da dificuldade possuímos sim e muitos pontos de oportunidade quando o assunto é substituição tributária.

Consultoria Tributária e o impacto no resultado

Se analisarmos as demonstrações contábeis de diversas empresas do mesmo segmento, podemos observar diversas cargas tributárias esse fato acontece, pois apenas algumas empresas fazem o uso do planejamento tributário.

Empresas que focam em planejamento tributário têm obtido um ganho de caixa permanente o que conseqüentemente acaba trazendo mais retorno para os acionistas da empresa.

Conseguimos muitas vantagens utilizando o direito tributário, pois conseguimos discutir com embasamento legal a legalidade do nosso planejamento tributário. No Brasil possuímos regimes tributários que devem ser analisados e confrontados com as projeções da empresa tal fato ainda não é utilizado constantemente na gestão das empresas.

Companhias do mesmo segmento que acabam demonstrado resultados diferentes quanto o assunto são impostos acabam não analisando alguns fatores essenciais, tais como melhor lugar para instalação da empresa, melhor carga tributária, risco tributário entre outros tantos fatores.

Análise de Impostos Diretos

Os impostos diretos são aqueles em que a mesma pessoa reúne as condições de contribuinte de fato e contribuintes de direito (aquele que arca com Ônus e com reconhecimento do imposto).

Exemplo: Imposto Territorial Rural – ITR; Imposto de Renda – IR; Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU; Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA.

O RIR ( REGULAMENTO DO IMPOSTO DE RENDA ) possui uma série de vantagens se analisarmos a legislação entre algumas das vantagens temos o lucro imobiliário no ganho de capital,o conceito de adições e exclusões entre outras vantagens.

A lei 11.196 (LEI DO BEM) trás um benefício fiscal com grande impacto na base de cálculo do IRPJ essa lei é apenas um benefício fiscal que causa um grande impacto na apuração do IRPJ.

Abaixo temos alguns dos benefícios que o serviço de consultoria tributária leva para o empreendedor.

Análise de parcelamentos de tributos

No atual contexto da economia brasileira, cuja previsão de crescimento do Produto Interno Bruto em 2014, segundo o Fundo Monetário Internacional (www.imf.org), é de 0,3%, e com uma inflação acumulada nos doze meses que antecederam dezembro de 2014 de 6,23%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (www.ibge.gov.br), o ano de 2015 se revela como desafio às empresas brasileiras, mormente no que diz respeito à aquisição de financiamento através da utilização do capital de terceiros, eis que a tendência, nesse cenário, é de retração da concessão de crédito pelo mercado.

Tal contexto acaba causando impacto direto no caixa do governo, pois a maior fonte de renda do mesmo é a arrecadação dos impostos. No Brasil pagamos muito imposto e temos pouco ou quase nenhum retorno logo a população brasileira não agüenta mais o aumento dos impostos, sabendo disso o fisco conseguiu outra forma para conseguir receita que é publicação de leis que autorizam os contribuintes a parcelar os impostos em aberto.

No ímpeto de aproveitar estas vantagens algumas empresas incluem todos os seus débitos no parcelamento, sem um real controle sobre quais deles realmente seriam devidos. Com a nossa experiência recomendamos aos empresários um estudo feito com base nos débitos confessados com o intuito de excluir débitos decadentes, decaídos, em duplicidade, bem como a aplicação das multas, juros e encargos, desonerando, assim, o valor mensal da parcela.

Consultas fiscais

A legislação tributária é muita complexa e por tal dificuldade acaba trazendo diversos pontos de dúvidas para os empresários afinal possuímos nada menos que mais de 4.785.194 normas, entre leis (complementares e ordinárias), decretos, medidas provisórias, emendas constitucionais e outros. Destes, 6,5% ou 309.147 trata-se de normas tributárias. O cenário afeta especialmente as empresas, que precisam seguir, em média, 3.512 normas tributárias para estar em dia com a legislação brasileira.

Muitas empresas têm optado por uma alternativa muito eficiente para seguir a legislação tributária correta, essa alternativa é fazer o uso da consulta fiscal. Segundo a receita federal a consulta, formulada por escrito, é o instrumento que o contribuinte possui para esclarecer dúvidas quanto à interpretação de determinado dispositivo da legislação tributária e aduaneira relativo aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e sobre classificação de serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio.

Resumindo utilizar a consulta fiscal acaba trazendo diversos benefícios para as empresas e trás a sensação de segurança para o contribuinte.

Cruzamento dos SPEDs

Entre os benefícios de utilizar os serviços de uma consultoria tributária temos a sua expertise no cruzamento de dados do sped, ultimamente o fisco vem apertando a fiscalização nos dados enviados nessa declaração.

A apuração de impostos no Brasil é complexa e trabalhosa, imagina então tempo despendido na confecção das obrigações acessórias, muitas empresas ainda não possuem governança fiscal em suas empresas logo acabam perdendo muito mais tempo.

O projeto SPED é um projeto ousado e muito eficiente em termos de fiscalização, notável trabalho do fisco na implantação desse projeto no ambiente brasileiro, junto com o sistema veio o maior risco para o contribuinte que antes utilizava outras obrigações acessórias.

Muitos contribuintes acabam cometendo erros no envio das informações, o grande problema é que a receita federal já começou a fiscalizar esses dados e normalmente a multa é altíssima.

Diagnóstico da situação tributária

Como já falado anteriormente possuímos diversas normas e muitas empresas acabam cometendo graves erros em sua contabilidade fiscal, são erros na retenção na fonte, no uso dos regimes tributários e principalmente na apuração dos impostos. Tais erros acabam trazendo diversos problemas para algumas empresas, possuímos casos onde uma fiscalização acabou com a empresa eram tantos erros que a multa fiscal foi tão alto que ficou impossível continuar com a operação.

O diagnóstico da situação tributária acaba trazendo diversos pontos de oportunidade à análise é voltada para a economia tributária e faz uma análise das atividades da empresa para identificar, de forma direcionada, oportunidades para redução da carga tributária do cliente, (identificação e levantamento).

Enquadramento Tributário

Saber qual regime tributário é melhor para a sua empresa é uma tarefa difícil, para a maior parte dos empresários possuímos um regime tributário complexo cheio de especificações logo saber qual o melhor regime tributário a adotar acaba sendo uma tarefa difícil.

Lucro Presumido, Lucro real, Simples nacional afinal qual seria o melhor opção tributária para a minha empresa? Cada regime possui as suas vantagens e desvantagens alguns possuem a vantagem de utilizar um melhor controle administrativo outro carrega na legislação o uso dos benefícios fiscais entre tantas alternativas.

O uso do planejamento tributário em conjunto com uma empresa de consultoria tributária é muito importante nesse momento da empresa afinal se optarmos pelo regime tributário errado vamos acabar perdendo dinheiro o restante do ano, logo analisar o cenário é de extrema importância.

Mapeamento da operação da empresa

O cenário de negócios brasileiro é muito dinâmico e inovador logo o fisco percebeu isso e tributa quase toda a operação de uma empresa, muitos contribuintes acabam não percebendo mais ainda possuem uma série de oportunidades muitas delas vem em forma de isenção fiscais, diferimentos de impostos e redução na base de cálculo.

Analisar o impacto da tributação nas operações da empresa acaba trazendo diversas vantagens para a empresa uma delas é dirimir a carga tributária e conseqüentemente diminuir o preço e ganhar escala.

Não basta apenas mapear talvez mais importante que mapear seja fazer com excelência o monitoramento tributário, muitas empresas acabam pecando muito no pós planejamento tributário e acabam sofrendo grandes perdas, em alguns casos utilizar o processo errado pode acabar acarretando em multas fiscais para a empresa.

Revisão de Apurações Fiscais

Talvez a maior dor de cabeça para os empresários brasileiros quando o assunto são impostos é referente a apuração fiscal dos impostos da sua empresa, essa tarefa acaba tomando muito tempo e é conhecida por apresentar diversos erros.

Possuímos diversos municípios e diversos estados cada um com uma legislação tributária diferente cabe lembrar que hoje os negócios ultrapassam fronteiras são feitos no Brasil todo no mundo todo logo devemos nos atentar a esse ponto.

A apuração fiscal de uma empresa se feita errada acaba gerando impacto nas informações das obrigações acessórias, salientamos aos nossos clientes que a melhor forma de diminuir esses custos é com a ajuda de uma consultoria tributaria especializada nesse assunto.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.