Vantagens de utilizar um ERP online

Vantagens de utilizar um ERP online

Consultoria Tributária       21 de junho de 2017

Um bom ERP online, também conhecido como sistema de gestão em nuvem, é uma solução eficiente e acessível para tornar a administração do negócio mais organizada e com armazenamento de dados seguro. Além disso, o ERP online otimiza o gerenciamento da empresa, proporcionando economia de tempo e dinheiro.

Conheça as principais vantagens de gerir um empreendimento por um sistema em nuvem.

 

Redução de custos

Os empresários conseguem racionalizar custos quando operam com um ERP online, pois podem pagar pelo serviço conforme o tamanho e as necessidades do negócio – basta escolher o plano com as funcionalidades mais adequadas para atender suas demandas.

 

Cabe ressaltar que a economia também aparece no espaço dos discos rígidos dos computadores, porque os dados são armazenados online.

 

Aumento de competitividade

Um sistema de gestão eficiente  auxilia no ganho de competitividade de mercado, já que a redução de custos e a otimização da gestão permitem ao empresário ampliar o conhecimento sobre o seu negócio e comparar com os concorrentes do setor no qual atua. Assim, pode definir estratégias de marketing, rever necessidades e tomar as decisões mais adequadas.

 

Gestão de qualquer lugar

Com um ERP online você tem acesso às informações da sua empresa de qualquer lugar conectado à internet, inclusive via tablete (há, ainda, sistemas que disponibilizam aplicativo para smartphone). Desse modo, você consegue acompanhar a gestão 24 horas por dia. Também é possível conceder um login ao contador e simplificar o acesso aos dados para a geração de relatórios.

 

Sempre atualizado

Como funciona via internet, o ERP online tem respostas rápidas e atualizações automáticas – assim você não precisa gastar horas do seu dia fazendo downloads para o sistema. Essas atualizações garantem mais segurança, pois o software segue padrões estabelecidos pelos programadores, evitando erros de instalação. Portanto, escolha um ERP que te deixe sempre atualizado e sem cobrar por isso, inclusive sobre assuntos referentes a impostos e notas.

 

E-commerce

Se você atua ou deseja se inserir no mercado virtual, saiba que sua loja se torna mais eficiente quando utiliza um bom ERP onlineintegrado à plataforma de e-commerce. Isso porque o trânsito de informações entre os setores se torna mais fluido com o sistema. Financeiro, logística, estoque e cadastros, por exemplo, podem ser administrados pelo ERP, evitando divergência de dados e erros operacionais. Para saber mais, leia o texto sobre a importância de um ERP integrado para o e-commerce.

 

Facilidades do ERP no dia a dia

O ERP oferece ferramentas como recebimento de pedido; verificação de pagamentos; emissão de notas fiscais (NF-e, NFC-e, NFS-e), controle de frente de caixa e comissões, além de relatórios gerenciais. Emitir Nota Fiscal eletrônica por um sistema de gestão, por exemplo, leva cerca de 40 segundos, enquanto essa tarefa pode levar o triplo do tempo se feita manualmente.

 

*Escrito por Sidney Zynger, diretor de marketing do Bling e apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.