Gestão Financeira no Marketplace

Gestão Financeira no Marketplace

Consultoria Tributária       16 de setembro de 2017

O mercado digital tem a capacidade de surpreender até os mais antenados dos empreendedores. Inclusive, em sua nova tendência de “negócio” digital, muitas pessoas foram pegas de surpresa pela fórmula de sucesso que a mesma passa a prometer, mas entenda que até as mais eficientes fórmulas precisam de gestão, seja ela a gestão administrativa, de marketing, de vendas ou claro, a financeira.

Por isso que antes de cogitar a possibilidade de investir nessa tendência, que no caso seria o marketplace, é indispensável entender como funciona a sua gestão financeira. É preciso saber o que ela oferece a esse modelo de negócio, além de quais motivos que tendem justificar o formato de gerenciamento diferenciado.

No entanto, não entenda esse gerenciamento diferenciado da gestão financeira no marketplace como algo complexo, pois na verdade a mesma tem um intuito de facilitar o procedimento de vendas e obviamente, o de repasses de receitas.

Aprenda outros detalhes sobre a gestão financeira no marketplace logo abaixo.

Um “shopping digital”, é dessa maneira que muitos especialistas caracterizam o marketplace, que funciona como uma plataforma capaz de reunir uma série de vendedores (chamados de parceiros), expondo os seus produtos para o público consumidor e responsabilizando-se pela “operacionalização” da transação comercial.

Ou seja, trata-se de um modelo de negócio que faz a intermediação entre quem deseja comprar, com quem está vendendo e em troca, ganha uma porcentagem por cada negociação fechada (venda que foi realizada) dentro do seu ambiente.

Para ficar ainda mais claro, é preciso entender que o marketplace deixa a parte de concretizar a operação (envolvendo desde a emissão de cada nota fiscal, até embalagem e transporte de mercadoria) para o vendedor, ou no caso, parceiro.

Por conta dessa descrição muitos empreendedores se empolgam com a idéia de ter um marketplace, pois acreditam que basta compartilhar o produto da loja X e chamar atenção do público Y para que comecem a lucrar com esse percentual (basicamente uma comissão), mas para alcançar lucros é preciso se atentar aos processos de gerenciamento do negócio, e principalmente diante do financeiro.

 

Como funciona a gestão financeira no marketplace?

Tradicionalmente, a gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que fazem uso do planejamento, controle e inclusive, análise de atividades financeiras de uma empresa. Isso não muda no marketplace, mas de certo modo, para dar conta de todo movimento desse negócio, a gestão precisa ser mais eficiente, contando com artifícios que facilitam ainda mais no controle.

Mas porque essa gestão necessita ser diferenciada e muito mais eficiente que o tradicional? Justamente pelo fato de estar lidando com o dinheiro de terceiros e se não entendeu, volte ao conceito do marketplace – uma espécie de shopping center digital que reúne inúmeras lojas (produtos) em uma mesma plataforma.

Isso significa que essa plataforma vai divulgar os produtos dessas lojas, além de promover a venda dos mesmos. Neste sentido, a partir dessa intermediação os valores obtidos através das vendas entram diferente na conta do marketplace e cabe a ele descontar todas as taxas (comissões) para repassar aos fornecedores.

Assim, sem um controle ou gestão financeira diferenciada, não há como realizar a organização do que entra e o que sai do caixa dessa plataforma. Por isso, há a necessidade de contar com um processo de gerenciamento de alta qualidade – caso contrário, o marketplace tende a prejudicar seu caixa e claro, o de alheios.

Segundo especialistas, para que tenha uma gestão financeira no marketplace a qual seja eficiente e auxilie na organização da plataforma, é fundamental que os processos de venda, recebimentos, repasses e muitos outros estejam definidos, pois caso contrário você já corrompe a organização das finanças logo no início.

É por isso que o pontapé será deixar os processos bem definidos, com data para repasse dos valores de venda para os fornecedores, assim como com aplicações financeiras e outros que se tornam importantes para administração do negócio.

 

Em que processos a Gestão Financeira auxilia o Marketplace?

Em diversos processos, não apenas na dedução do que entrou ou saiu. De fato, a gestão pode oferecer serviços aleatórios, mas que dependem inicialmente da organização do marketplace, pois sem os dados estarem organizados, passa ser impossível o acesso a informações – podendo proporcionar riscos aos negócios.

Dessa forma, essa gestão pode auxiliar o negócio a deslanchar, a partir da:

 

  • organização e agilidade na operação dos pagamentos;
  • redução do tempo de dedução de lucros;
  • desconto automático de suas taxas;
  • repasse correto dos valores dos fornecedores;
  • entre outros.

Softwares que auxiliam na Gestão Financeira no Marketplace

Existem vários softwares que podem te ajudar a ter um controle pontual diante das finanças do marketplace. Mas esses softwares não vão funcionar sozinhos, é preciso que alguém aponte as informações nos campos apropriados para que a gestão financeira seja iniciada com ajuda de todas as ferramentas do mesmo.

Isso significa que mesmo com auxílio de ferramentas tecnológicas, será preciso criar o hábito de organizar as informações da empresa, tendo noção sobre qual a sua média de venda, quais produtos venderam, de quais fornecedores foram o produtos vendidos e assim em diante, pois isso irá interferir diante da gestão.

Procure um software ou inclusive, conte com auxílio de profissionais que sejam capacitados na integração de uma gestão financeira no marketplace eficiente – como no caso dos contadores, que possuem não apenas conhecimento, como a experiência necessária para que tenha acesso há um formato de gerenciamento diferenciado, evitando qualquer risco de fazer o repasse errado ou de prejuízos.