Gestão Tributária: entenda o que é

Gestão Tributária: entenda o que é

Consultoria Tributária       3 de novembro de 2015

Era uma vez uma empresa que deu muito “ lucro “ por diversos anos, tal situação trouxe uma série de benefícios para os seus acionistas só que num passe de mágica a empresa se viu em uma situação desesperadora devido a algumas infrações tributárias. Isso mesmo que você leu INFRAÇÕES TRIBUTÁRIAS.

Essa empresa passou por um processo que muitas empresas passam antes de possuir uma gestão tributária que atenda com agilidade, precisão as exigências do fisco e as metas definidas pelos acionistas.
O ambiente de negócios brasileiro é cheio de detalhes no percurso cabe ao empreendedor saber enfrentar os problemas com agilidade e eficiência e na área tributária os problemas tem aumentado cada vez mais.

Planejar o futuro é uma tarefa pontual e importantíssima para as empresas brasileiras passarem o período turbulento no qual o nosso país vive atualmente. O planejamento tributário deve ser prioridade nas tarefas pontuais para 2016.

Riscos sem gestão tributária

Riscos sem gestão tributária

Riscos e a Gestão Tributária

A legislação tributária brasileira é complexa e 95% das empresas erram na apuração dos impostos, isso nós já sabemos mas outro fato que nos tem chamado a atenção é a quantidade de multas e o volume das mesmas devido aos erros na área tributária, algumas pequenas empresas tem sofrido com autuações fiscais superiores a 6 digitos tal montante muitas das vezes é superior ao seu faturamento anual.

Desoneração da folha do pagamento, ICMS interestadual, alíquota de ICMS de 4% são muitos os fatores que contribuem para que o contribuinte brasileiro seja visto como uma potencial oportunidade para o fisco bater a sua meta de arrecadação.

Riscos na Área Tributária

Quando o assunto é a área tributária a empresa deve tomar muito cuidado na base de cálculo dos seus impostos, alíquotas entre outros fatores que são de suma importância em algumas das nossas auditorias constatamos que a grande parte das empresas verificadas pela nossa consultoria tributária tinham problemas nesses quesitos.

Outro fator de suma importância é saber qual imposto ocorre na operação da sua empresa,muitas empresas sofrem com diversas multas por pagarem seus impostos de forma errada como exemplo temos farmácias de manipulação, serviços de assinatura e também alguns laboratórios.

Riscos na Área Trabalhista

Na área trabalhista muitas empresas acabam tendo problemas em relação a alíquota da operação e em relação ao fator gerador da mesma não raro vemos casos onde o contribuinte deixa de tributar uma operação pelo INSS que deveria sofrer com a incidência da mesma.

Em alguns casos o contribuinte não sabe qual alíquota escolher podemos observar isso com as novas regras da desoneração, a grande questão é que uma escolha errada nesse momento terá impactos no ano todo.

Oportunidades e a Gestão Tributária

A gestão tributária nas empresas deve fazer parte da vida do empreendedor pois com a mesma conseguimos identificar oportunidades de redução da carga tributária e evitar eventuais contingências decorrentes de erros fiscais.

Nesse cenário o planejamento tributário exerce um papel de suma importância pois faz com que o empreendedor economize impostos e torne a operação da sua empresa cada vez mais lucrativa.

Em alguns dos nossos cases constatamos que empresas que possuem uma boa gestão tributária aumentaram a lucratividade da sua empresa em até 3%, tal fator é de suma importância pois atualmente muitas empresas perdem até mais que isso devido a crise.

oportunidades gestão tributária

oportunidades gestão tributária

Oportunidades na área tributária

Apesar do manicômio tributária em que vivemos ainda possuímos diversas alternativas de planejamento tributária na legislação brasileira mais nada disso será possível sem a ajuda de uma boa gestão tributária que forneça dados contábeis e fiscais fidedignos para a execução do planejamento tributário com maestria.

Possuímos oportunidades analisando alíquotas, base de cálculo e alternativas de crédito tributário alguns desses exemplos são as oportunidades de apropriação de créditos quando o assunto é PIS e COFINS ou até mesmo o IPI. Outra alternativa é a utilização de benefícios fiscais a grande maioria das empresas ainda não faz o uso de tal alternativa muitas vezes por desconhecimento ou falta de execução do mesmo.

Oportunidades na área Trabalhista

Recentemente observamos algumas decisões mudaram completamente toda a ótica na área trabalhista possuímos diversas alternativas atualmente quando o assunto é INSS o conceito de salário deve saber observado para cada evento trabalhista afim de descobrir se deve existir ou não a incidência do mesmo.

Compliance Tributário

Muitas empresas tem adotado tal prática com o fisco cada vez mais voraz, cada dia que se passa é de suma importância adotarmos tal modo. Em outras palavras, o compliance tributário é a checagem para identificar se as transações da empresa estão sendo feitas de acordo com as leis, para assim as obrigações tributárias serem entregues em conformidade, e não sofrer penalizações.

O objetivo do compliance tributário é fazer com que a empresa tenha informações eficientes e corretas quando tivermos problemas tributários.

Revisão Tributária

A revisão tributária é de suma importância para todas as empresas afinal como já falado anteriormente a grande parte das empresas paga impostos errados ou acaba deixando de oportunidades algumas oportunidades fiscais.

Outro ponto de atenção é que com uma revisão tributária provavelmente não vamos conseguir apenas apontar problemas que resultem em eventuais contingência e sim alternativas de planejamento tributário.

Cruzamento dos Speds

O cruzamento dos SPEDS tem tirado o sono de diversos contribuintes afinal o fisco cada vez mais com o uso massivo de tecnologia vem fazendo com eficiência o cruzamento dos dados das obrigações acessórias do projeto SPED.

Algumas multas decorrentes de tal cruzamento são o motivo do fechamento de algumas empresas, logo cruzar os dados internamente antes do fisco pode ser a salvação da sua empresa.

Regime Tributário

A gestão tributária também é responsável pelos resultados positivos na escolha do regime tributário, a gestão tributária faz com que a empresa tenha conhecimento de todos os seus números importantes para realizar um planejamento tributário e verificar qual o melhor regime tributário adotar para o ano.

Errar nesse ponto pode custar a lucratividade da sua empresa no presente ano, pois não podemos mudar o nosso regime tributário durante o ano calendário.

Recuperação do XML

 

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.
Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.