Inteligência fiscal: geração de valor na área fiscal

Inteligência fiscal: geração de valor na área fiscal

Consultoria Tributária       13 de julho de 2015

Cada vez mais falado o termo “geração de valor“ agora é utilizado na área tributária com o uso da inteligência fiscal. Em uma área onde muitos empresários não vêem como essencial ao core business o uso dessa inteligência já vem trazendo resultados concretos para diversas empresas.

Observamos uma tendência de adoção da inteligência fiscal bem alta no médio prazo uma vez que muitos empreendedores passam a ver valor na gestão fiscal da sua empresa, com ela conseguimos ter o monitoramento tributário da empresa e mapear as operações da empresa.

A inteligência fiscal define-se como o exercício sistemático de ações especializadas, visando à obtenção, análise, difusão tempestiva e salvaguarda de dados e conhecimentos.

O serviço de inteligência fiscal traz uma oportunidade, pois fornece resultados com o prazo adequado evitando a prescrição dos créditos tributários, clareza, objetividade e inovação são outros pontos que devemos nos atentar.

Mapeamento da operação da empresa

Outra vertente muito utilizada por empresas que utilizam o serviço de inteligência fiscal é o mapeamento operacional da empresa através de métricas, métricas essas que são responsáveis por acompanhar, mensurar e ajudar na decisão do negócio.

A utilização de KPIs tributários é muito importante, pois utiliza dados internos (processos e controles) e externos (mercado e competidores) ciente de tal cenário podemos definir qual caminho iremos seguir para alcançar o resultado desejado e sem riscos.

Possuir métricas para acompanhar a situação tributária da sua empresa é um importante diferencial em um país onde muitas empresas não dão o devido valor há um departamento tributário, pois o enxergam como um custo necessário e não como um departamento que possui diversas oportunidades de otimização da carga tributária.

redução-de-icms

Inteligência fiscal x Autuação Fiscal

Muitos empresários têm a seguinte dúvida à inteligência fiscal é a solução para a autuação fiscal? Pelo que temos acompanhado utilizar a inteligência fiscal para gerar valor no seu negócio vem sendo a melhor ferramenta no combate contra o medo das autuações fiscais.

O fisco cada vez mais utiliza Inteligência em seus processos de fiscalização seja com o eficiente cruzamento de dados ou com o algoritmo para detectar fraudes tributárias, muitos contribuintes estão sendo alvo de tais ações um fator que devemos nos atentar é que em mais de 90% dos casos o fisco está correto, logo não há chance de vitória para o contribuinte.

Em 2015 observamos uma série de operações fiscais estruturadas com mais de 95% de êxito, isso quer dizer que muitos contribuintes não sabem que estão errados mais o fisco com o seu cruzamento de dados superpotente sabe e já autua o contribuinte sem chances de vitória, uma simples prova disso é observamos a previsão de arrecadação com multas tributárias e o arrecadado o número do arrecadado cada vez chega mais perto da previsão.

Diante do exposto acima podemos observar que o risco de ser autuado hoje em dia é muito grande, muitos contribuintes ainda não sabem do poder de destruição que uma autuação tributária pode fazer em seu negócio, possuímos situações em que autuações fiscais são responsáveis pelo fechamento de várias empresas.

Como contratar uma consultoria tributária em SP?

Diagnóstico da situação tributária

Uma forma de prevenir o contribuinte é fazendo um diagnóstico da situação tributária do contribuinte, tal consultoria tem como premissa avaliar todo o fluxo operacional da empresa e mensurar onde estão os pontos de contingência.

O número de empresas que utilizam tal solução ainda é pequeno comparado ao total de empresas que possuímos no Brasil, observamos que empresas que fazem o diagnóstico conseguem diminuir o seu risco tributário consideravelmente.

O diagnóstico em questão leva em conta a forma como vem sendo apurado os tributos diretos e indiretos esse passo é muito importante se for constatado alguma divergência que possa ser consertada na revisão das apurações fiscais.

O diagnóstico da situação tributária não serve apenas para verificar erros o mesmo diagnóstico pode trazer uma série de oportunidades fiscais não aproveitadas.

Levantamento de Créditos Extemporâneos

Com o uso da inteligência fiscal conseguimos obter um importante diferencial competitivo quando o assunto é imposto, pois com um departamento tributário bem estruturado podemos fazer um levantamento dos créditos extemporâneos.

O levantamento visa a identificação das características da atividade da empresa, bem como a de seus bens, mercadorias e serviços, além da verificação de sua rotina fiscal, com o intuito de realizar o levantamento de créditos tributários havidos nos últimos cinco anos, passíveis de aproveitamento pela empresa em períodos futuros, para pagamento de tributos.

O objetivo do levantamento de crédito extemporâneo é identificar oportunidades legítimas de tributos pagos a mais e que ainda podem ser aproveitados na dedução de tributos de mesma espécie ou na compensação de tributos de mesma natureza.

Como contratar uma empresa de Inteligência fiscal?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de Inteligência fiscal é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de Inteligência fiscal pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

 

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.