MBA em gestão tributária: devo fazer?

MBA em gestão tributária: devo fazer?

Consultoria Tributária       10 de agosto de 2017

Com o mercado cada vez mais competitivo, mesmo quem já está empregado precisa olhar para o futuro e se preparar. Quem trabalha com tributos essa exigência acaba se tornando ainda maior, uma vez que a legislação tributária Brasileira é de grande complexidade, pois são muitos os assuntos e detalhes que o gestor precisa se atentar.

Quem quer se aperfeiçoar, a dica é investir em um MBA em gestão tributária. 

Imagine ter que lidar com: imposto de renda,ICMS, juros sob capital próprio, ressarcimento de pis e cofins, créditos de ICMS, leis de incentivo fiscais, entre tantos outros temas. Precisa estar preparado, não é mesmo?

E um curso de MBA em gestão tributária pode ser um caminho bastante assertivo para quem quer crescer profissionalmente.

O que se aprende em um MBA em gestão tributária?

A proposta de um MBA em gestão tributária é voltada para o desenvolvimento gerencial e ao planejamento tributário. O objetivo é preparar os profissionais tanto do ponto de vista operacional, como também no ponto de vista gerencial.

Tudo isso, ajuda muitas empresas a terem um planejamento tributário de acordo com seu perfil, minimizando assim ônus e prejuízos. Mas claro, antes de pensar nisso, as empresas precisam é orientar e investir nos profissionais que já fazem parte do quadro de colaboradores, oferecendo assim uma capacitação, como pode ser o caso de um MBA em gestão tributária. 

São muitas as empresas que oferecem cursos profissionalizantes e especialização para seus funcionários, permitindo assim que os mesmos possam não somente ajudar a empresa, mas também crescer dentro da mesma.

 

Planejamento é tudo

Quando o assunto é gestão tributária, tudo começa, na realidade, através de um planejamento que vai desde a escolha dos profissionais que irão ficar responsáveis por essa parte, até mesmo no investimento e qualificação como falamos anteriormente.

Quando uma empresa tem um profissional com MBA em gestão tributária, ela tem a chance de diminuir a sua carga tributária e melhorar a sua competitividade.

Os cursos e o MBA em gestão tributária geralmente são totalmente voltados para o mercado, e o corpo docente é formado por especialistas em tributos. Além de profissionais capacitados, um MBA em gestão tributária trabalha com professores também atuantes, e que vivem no dia a dia essa realidade da gestão tributária.

O MBA em Gestão Tributária também tem como meta preparar o estudante com o intuito de utilizar as técnicas contábeis e a legislação fiscal, atuando assim na elaboração de planos que possibilitem a economia tributária e, consequentemente, por meio da gestão eficiente e eficaz dos tributos e contribuições, otimizar os resultados das organizações.

 

Cada curso e universidade atua com um método, porém, todos tem o mesmo objetivo

Cada universidade que oferece um MBA em gestão tributária dispõe de um programa específico visando preparar seus alunos de forma organizacional para que os mesmos estejam preparados para a difícil tarefa é que a Gestão Tributária.

Geralmente, cada programa apresenta um universo a respeito do ambiente de gestão de negócios, capacitando assim diversos profissionais para que os mesmos possam atuar em diversos segmentos do mercado.

Manual de tributação para venda online e em marketplaces

Carência de profissionais qualificados

Até mesmo pela temática complicada e diante dos problemas que o setor tem no Brasil, são poucos os profissionais que tem o interesse em se especializar em gestão tributária. Por isso, o mercado sofre de uma carência desses profissionais qualificados e que possam contribuir para as questões fiscais de uma empresa.

Fazer uma MBA em gestão tributária pode representar uma excelente oportunidade de emprego e carreira, uma vez que o mercado é muito carente no setor.

Os profissionais que já tem o seu MBA em gestão tributária, praticamente vivem sem crises, pois a especialização na área tributária abriu muitas portas e sempre continuará sendo uma excelente opção.

 

Principais eixos – MBA em gestão tributária

O MBA em gestão tributária se caracteriza em três grandes eixos: existe um conhecimento da área tributária, então o aluno vai ver a essência da área tributária de forma bem ampla e na prática.

Um eixo para o famoso Sped, pois é extremamente necessário para a formação do gestor.

É importante ressaltar que as questões tributárias mudam com muita frequência, por isso, quem escolher realizar um MBA em gestão tributária já precisa ter em mente essa necessidade de constante atualização.