O que devo saber para contratar uma empresa de contabilidade?

O que devo saber para contratar uma empresa de contabilidade?

Consultoria Tributária       1 de julho de 2017

Um dos fatores que mais vai contribuir para o sucesso de uma empresa é a contratação de uma assessoria de contabilidade que lhe ajudará a regularizar e cumprir todas as obrigações contábeis e fiscais. Muitos pequenos e micro empreendedores podem não se sentir totalmente seguros nessa etapa, não porque não entendem sobre esse tema, mas porque querem evitar todo o tipo de problema que possa lhe causar dor de cabeça no futuro. Para te ajudar nessa fase, é importante você saber quais são as coisas que você precisa saber antes de contratar um escritório de contabilidade.

Antes de contratar um contador, é necessário analisar o perfil do seu negócio e quais são as suas principais prioridades, além de analisar a experiência que o escritório que você está pensando em contratar possui. Seja lá qual porte a sua empresa tiver, é muito importante possuir a segurança de que a sua contabilidade sempre estará em dia, com isso, evita-se as situações não planejadas como ações trabalhistas ou sonegação de impostos de maneira inconsciente.

Saiba quais são os pontos cruciais para levar em consideração antes de contratar uma empresa de contabilidade.

 

  • Verifique qual é o porte e a necessidade de sua empresa

A primeira coisa a se fazer é analisar o porte de sua empresa e quais as obrigações contábeis que ela tem em vista do enquadramento na qual ela está cadastrada. Quem é MEI (Microempreendedor Individual) não possui nenhuma obrigatoriedade de contar com um contador, mas mesmo assim, os escritórios de contabilidade podem ser úteis na prestação de serviços quando se trata de realizar inscrições e declarações anuais.

Você deve considerar, ainda, a expectativa de crescimento de sua empresa nos anos seguintes. Caso esteja apenas começando, mas deseja fazer parte do Simples Nacional, é o mesmo de começar a buscar um escritório de contabilidade para microempreendedores.

 

  • Quais são os serviços contábeis que o escritório em questão oferece?

De acordo com o enquadramento de sua empresa, número de funcionários, número de sócios, serviços oferecidos ou produtos comercializados você pode identificar quais serão os serviços necessários para o seu negócio, podendo ir de uma assessoria contábil, uma apuração de impostos, uma folha de pagamento ou até mesmo a alteração de determinado contrato. Você deve buscar o máximo de informações junto aos escritórios de contabilidade acerca da variedade e da experiência na prestação de tais serviços, buscando os escritórios que prestam uma variedade maior de atividades contábeis.

 

  • Identifique quais são as obrigações contábeis mais importantes para seu negócio

Você não precisa contratar todos os serviços prestados por determinado escritório de contabilidade. Por isso, tente considerar apenas os serviços essenciais ao seu negócio na hora que for realizar a negociação, busque os que obrigatoriamente devem ser assinados por um contador e aqueles que não você não possui tempo para executar.

 

  • Qual tipo de atendimento é essencial?

Este é um tipo de critério muito importante para ser avaliado, pois possui um impacto muito importante no preço do serviço e se trata sobre o tipo de atendimento que será essencial. Caso a sua empresa já tenha uma demanda considerável para suportes frequentes e presenciais ou um contador online é capaz de cumprir todas as obrigações fiscais e contábeis?

Os escritórios de contabilidade online estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, em especial no atendimento de microempresas na qual a demanda pode ser bem resolvida virtualmente. É importante lembrar que nesse caso, o seu negócio pode suportar um profissional de contabilidade ou apenas um diferente formato.

 

  • Você realmente precisa se dedicar à contabilidade?

Mesmo que um contador seja contratado para a sua empresa, você ainda terá que dedicar seu tempo fornecendo informações, documentos, comprovantes e muitos outros papeis burocráticos. Um fator que deve ser avaliado na hora de contratar uma empresa de contabilidade é o quanto ela vai se dedicar às questões contábeis. Por isso, você deve conversar com o seu contador e descobrir como ele realiza o envio de documentos e se faz parte dos serviços prestados a ida aos órgãos municipais e estaduais, como por exemplo, a Prefeitura e a Secretaria da Fazenda. Grande parte dos escritórios oferecem um plano diferente conforme as suas demandas, é nessa hora que você deve avaliar os custos.

 

  • Qual o conhecimento do contador sobre o seu mercado?

Por mais que haja conhecimentos comuns a todos os contadores e escritórios de contabilidade, se você trabalha em um mercado muito específico, é importante que o profissional tenha um profundo conhecimento acerca do seu setor. Esse fator tem se tornado muito importante conforme surgem novos negócios digitais ou até mesmo novos serviços disponíveis para microempresários, como os escritórios virtuais.

 

  • Como você pode ter acesso às informações?

Um dos papeis centrais de toda a contabilidade é disponibilizar informações para a tomada de decisão que permitirão uma melhor visualização de todas as responsabilidades fiscais e financeiras de sua empresa. Por isso você deve avaliar quais sãos os modelos de relatórios enviados pelo contador ou o escritório de contabilidade em questão. No caso da contabilidade online, como é o sistema em que todas as informações ficam disponíveis, esta pode ser uma forma de garantir a transparência acerca do serviço prestado.

Agora que você já sabe o que deve analisar antes de contratar um escritório de contabilidade, é importante ressaltar que os serviços de contabilidade vai te permitir que você seja mais estratégico em seu negócio e que foque em atividades em que realmente estudou para fazer, ganhando mais tempo e mais lucro.