Preenchimento da nota fiscal

Preenchimento da nota fiscal

Consultoria Tributária       7 de agosto de 2016

Pode parecer algo simples, mas ainda existe muitas dúvidas sobre Preenchimento da nota fiscal. Quer saber mais? Então confira esse artigo! Quando uma empresa contrata serviços de outra empresa, é preciso ficar atento porque existe uma série de retenção de impostos na fonte: pode existir ISS e INSS, mas também de Cofins, Pis e Contribuição Social, tudo numa nota fiscal.

Porém, independente da retenção desses impostos, o valor do serviço prestado pode ter sido um valor que foi pactuado pelas partes. Por exemplo, um prestador de serviço combina que irá cobrar dois mil reais, como ficaria o Preenchimento da nota fiscal?

Bem, na hora de fazer o Preenchimento da nota fiscal, é preciso indicar o valor do serviço prestado e totalizo a nota fiscal no valor que foi combinado entre as partes. Por exemplo, se foi um valor de dois mil reais, a nota será em 2 mil reais, dependendo do serviço o valor da nota será menor devido a retenção na fonte.

Modelos de notas – Preenchimento da nota fiscal

É importante lembrar que cada modelo de nota tem determinados campos específicos, mas sempre há o campo para observações. É nesse campo, ou até mesmo no corpo da nota fiscal, você vai indicar quais impostos devem ser retidos.

Por exemplo, você pode marcar os descontos de INSS, PIS, e assim por diante. Mas sempre mantendo o valor da nota em 2 mil reais (que é o exemplo que demos acima)

Vamos supor que os impostos retidos chegam ao valor de 200 reais. O preenchimento da nota fiscal fica no valor total de 2 mil reais, com os serviços prestados, e indica no corpo da nota quais impostos serão retidos e o valor de cada um, e emite o boleto para cobrança no valor líquido, que seria de 1800 reais. É nesse detalhe que precisa ficar atento na hora do Preenchimento da nota fiscal.

Nota fiscal eletrônica

Toda empresa para transportar a mercadoria precisa de um documento que se chama Danfe – Demonstrativo Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Esse documento é uma nota fiscal eletrônica impressa, ele é uma folha que contém as informações e dados da nota fiscal que foi emitida para o transporte da mercadoria.

Quando um caminhão sai da empresa deve levar um Danfe impresso. Por outro lado, quando você recebe na sua empresa uma mercadoria de um fornecedor que emitiu uma nota fiscal eletrônica, também carrega o Danfe.

No Danfe contém diversas informações sobre a mercadoria, assim como o valor e uma chave de acesso que permite verificar a validade do documento. Porém, é muito comum as pessoas confundirem e achar que o Danfe é a nota fiscal eletrônica, mas não é. O Danfe é apenas o demonstrativo da nota fiscal eletrônica.

A nota fiscal eletrônica está contida em um arquivo chamado XML e ela deve ser enviada ou disponibilizada sempre que uma operação é feita. Para cada Danfe é preciso uma nota fiscal, ou o XML correspondente. Alguns enviam imediatamente através de email.

Quem recebe mercadoria de empresas que emitem nota fiscal eletrônica, é indispensável que você tenha todos os arquivos guardados. Quem não guarda essas notas pode receber multa, por isso, fique atento.

Não se esqueça também, como falamos e explicamos anteriormente, de se atentar ao preenchimento da nota fiscal! Em caso de dúvidas, confira algumas vídeos aulas gratuitas no you tube, onde é possível ver o passo a passo dentro do programa utilizado para fazer e emissão da nota.

Para quem ainda faz o Preenchimento da nota fiscal tradicional, de papel, precisa apenas se atentar aos valores, colocar impostos nas observações, assim como tipo do serviço.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.