Como economizar com a Reforma Tributária?

Como economizar com a Reforma Tributária?

Consultoria Tributária       14 de março de 2017

Ao falar em reforma tributária é quase certo que as pessoas cogitem a possibilidade de economizar de forma ampla sobre o pagamento de tributos que lhe são atribuídos, mas o problema é que nem sempre uma reforma sobre o sistema tributário brasileiro possui o potencial de caracterizar as economias que todos aguardam – sendo preciso entender e principalmente identificar formas eficientes de economizar com a reforma tributária.

Tecnicamente, existem três princípios que podem te oferecer a chance de economizar a partir da reforma tributária ou inclusive, iniciativas que são capazes de mostrar a ampla importância que deve ser dada para com a contratação de uma consultoria tributária, e até mesmo entender os benefícios que são oferecidos na simplificação das alíquotas – a  qual são todos capazes de te oferecer uma economia positiva sobre tributos que possui.

Para os detalhes sobre a ideia de economizar com a reforma tributária, confira o texto.

Basta escutar ou ler a frase “reforma do sistema tributário brasileiro” que rapidamente cogita a possibilidade de economizar no pagamento de tributos, correto? Pois acredite, você não é o primeiro e não será o último a cogitar essa possibilidade. Acontece que as propostas que costumam ser oferecidas sobre uma reforma tributária sempre possuem intuito de melhorar a economia do país, assim como simplificar a vida de contribuintes.

Com isso, porque não cogitar a possibilidade de economizar com a reforma tributária? Ocorre que dependendo do que passa a ser proposto na reforma, a economia passa ser pauta entre as principais discussões de economistas e contribuintes, principalmente nas ofertas de simplificação de alíquotas, assim como diminuição de taxas da mesma. Mas, além disso, entenda que existem outras técnicas para que tenha a economia que busca.

Se analisar a reforma tributária pode perceber que o foco central da mesma é atribuir a simplificação, permitindo que a coleta de tributos seja mais simples do que o comum, e inclusive capaz de ajudar na melhora do quadro econômico do país – onde cogita a ideia de tributar a renda e os ganhos de capital dos contribuintes não apenas o seu consumo.

A reforma tem como princípio mudar a forma como os tributos são cobrados, fazendo o contribuinte que possui ganhos capitais maiores arcar com impostos mais “elevados” ao invés de atribuir amplos valores para os contribuintes que são tidos como pobres – onde atualmente passa a ser comum incorporar tributos altos a diversos produtos e serviços, tornando esses contribuintes a população mais atingida com o sistema tributário atual.

Mas ao invés de analisar essa questão de reforma e quais as mudanças que tendem ser adotadas na proposta que deve ser analisada pelo governo, é necessário voltar ao foco de economizar com a reforma tributária. Essa economia pode ser alcançada de muitas maneiras, principalmente ao considerar a ideia de contar com uma consultoria que visa a organização e planejamento tributário, identificando a melhor forma para economias.

 

 

Os benefícios da simplificação das Alíquotas no cálculo de produtos

A reforma tributária têm sugerido mudanças amplas sobre o universo fiscal e assim dito é possível encontrar processos que buscam simplificar algumas alíquotas, entre elas, as de produtos acabam se destacando. A simplificação de alíquotas no cálculo de produtos sugere uma diminuição no que as pessoas físicas e até mesmo jurídicas tendem a arcar com os tributos, isso porque serão reunidos diversos impostos em alíquotas específicas.

Essa ideia de simplificação pode não apenas evitar grandes transtornos para solução de tributos que uma empresa ou pessoa física precisa arcar, como também pode garantir a economia. Tecnicamente, ao simplificar várias alíquotas no cálculo de produtos existe a possibilidade de muitas pessoas serem beneficiadas, inclusive o consumidor final, que é a pessoa que costuma a sentir com mais “força” os valores de impostos sobre produtos.

No regime tributário é sugerido a simplificação de diferentes tributos e com isso passa a ser trabalhada a ideia de diminuir as alíquotas, ou transformar as diversas alíquotas em uma quantidade relativamente menor. Obviamente que ao analisar essa diminuição do número de alíquotas pode notar que os contribuintes caracterizados como as “pessoas jurídicas” tendem a ser mais beneficiados justamente pela diminuição da sua demanda.

Se atualmente os contribuintes “jurídicos” precisam se atentar as diferentes alíquotas, a reforma pode tornar essa preocupação mais simples, sem necessidade de gastar tempo e dinheiro para arcar com todos os tributos que tendem a cair nos produtos. A maneira como os tributos passam a ser atribuídos nos dias atuais é tido como um caos, não só a nível empresarial, mas também para pessoas comuns que sentem o peso dos impostos.

Assim, com essa reforma, vários tributos tendem a sofrer uma simplificação, que possui o poder unificar as alíquotas. Um exemplo para isso é a proposta de unificação entre PIS (Programa de Integração Social) e também, COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), permitindo criar apenas uma alíquota, que deve ser aplicada aos contribuintes que sejam enquadrados tanto como o Lucro Real, como Lucro Presumido.

Claro que algumas propostas geram polêmicas, como a própria unificação feita entre os tributos do PIS e COFINS, pois as mesmas geram a simplificação, contudo podem ter um acréscimo de taxa na alíquota, assim como em outros casos sugeridos sobre a reforma tributária que o governo vem estudando – o que tecnicamente permite que auxilie uma série de contribuintes, mas que também acaba gerando muitas dúvidas entre os outros.

Logo, pode-se dizer que a simplificação de alíquotas no cálculo de produtos permite lhe auxiliar na busca por economizar com a reforma tributária, mas para isso deve analisar com cuidado os tributos que caem sobre produtos diversos tendo a possibilidade de ter o auxílio de uma consultoria tributária que demonstre as melhores formas de seguir as determinações da reforma podendo colher os benefícios que são prometidos sobre ela.

 

A parametrização dos tributos de produtos para maior economia

Mas além de analisar a ideia da reforma tributária sugerindo a simplificação de alíquota de produtos, também mostra-se necessário considerar o processo de parametrização, a qual deve ser feito corretamente para acessar benefício de economia. A parametrização pode ser feita com auxílio de diferentes sistemas, sendo que a sua realização precisa ter grande atenção para evitar erros que tendem prejudicar detalhes da sua situação fiscal.

Esse processo de parametrização permite que o contribuinte determine tantos tributos padrões, como diversificados, criando assim parâmetro para os impostos em questão. O interessante é que esse processo para parametrizar os tributos dos produtos poderá ser feito com auxílio de softwares e inclusive pode contar com o profissionalismo e claro, o conhecimento diversificado que os especialistas de consultoria tributária tendem obter.

A realização da parametrização dos tributos de produtos de forma correta se torna mais que imprescindível, principalmente ao considerar a busca pela economia. Assim sendo, é preciso ter atenção às alíquotas e outros detalhes que terminam os impostos de cada produto. Isso se torna ainda mais importante ao deparar-se com produtos que possuem configuração específica de impostos, exigindo atenção ao emitir a emitir a NFe de saída.

Ao depender do sistema usado a parametrização desses produtos que passam a ter um tipo específico de configuração é feita de forma simples. Mas além disso, é possível que faça o processo de parametrização conforme as determinações ou parâmetros traçados pela Receita Federal, evitando erros que possam resultar em prejuízos diversos para sua empresa – como as multas e as sanções tributárias que tendem a obter valores amplos.

Mas para evitar essas multas e sanções pode contar com a ajuda de profissionais, como dito anteriormente. A consultoria tributária pode auxiliar a considerar diferentes fatos a qual provocam alterações nas obrigações tributárias da empresa, assim como passa a te ajudar a identificar detalhes sobre a reforma tributária que consideram importantes na medida do possível, podendo melhorar as suas chances de economizar com os tributos.

Neste sentido, a consultoria tributária pode ser uma das medidas mais relevantes e que precisa ser considerada pelas empresas ou as pessoas físicas que possuem um interesse de economizar com a reforma tributária. O auxílio dessa consultoria pode oferecer um conjunto de benefícios ao contribuinte seja por conta da oferta de serviços que tenham relação com planejamentos ou outros focados ainda mais na economia sobre impostos.

 

Entenda a Importância da Consultoria Tributária

Pensar na responsabilidade fiscal que a pessoa contribuinte do país passa a ter – seja ela pessoa física ou jurídica – se torna fundamental para alcançar o objetivo de economizar com a reforma tributária. Isso porque, a princípio, essa responsabilidade fiscal não tem início apenas no momento de arcar com algum tributo, mas sim com as determinações de regime que se pretende adotar para que execute sua apuração e recolhimento fiscal.

Ou seja. Tudo precisa estar encaminhado, mas às vezes realizar esses passos sem auxílio de um profissional pode prejudicar a sua responsabilidade fiscal e gerar vários prejuízos que todos desejam evitar. Justamente por isso, é imprescindível cogitar a ideia de fazer a contratação de uma consultoria tributária, servindo de apoio para diferentes questões que envolvem a responsabilidade fiscal que todos possuem e precisam arcar ano a ano.

O interessante é que ao contratar uma consultoria tributária existe a possibilidade de se beneficiar com diferentes serviços, não apenas o planejamento como muitos acreditam ser oferecido de forma única. Uma consultoria pode oferecer auxílio na procura por um regime apropriado para a pessoa jurídica, ou inclusive pessoa física, explicando diversos conceitos relacionados aos tributos, planejando maneiras de arcar com eles e os outros.

Esse programa de consultoria tem a possibilidade de ajudá-lo a solucionar as diferentes questões sobre as responsabilidades fiscais assim como permitir o alcance de economia que tanto procura na reforma tributária. A consultoria pode te ajudar a entender quais são as mudanças que a reforma sugere, para que assim consiga aproveitar essa ideia de simplificação de alíquotas, assim como outras propostas que oferecem uma economia.

Mas para melhor aproveitar os serviços de uma consultoria, precisa determinar os seus objetivos, para que assim os profissionais consultores possam oferecer medidas ideais e capazes de ajudá-lo. Aos poucos as soluções podem ser oferecidas, assim como tende a alcançar a ideia de economizar com a reforma tributária. Com a consultoria centrada e voltada a realizar os objetivos que possui, o alcance da economia será algo simplificado.

Veja alguns benefícios que essa contratação de consultoria tributária pode lhe oferecer:

 

# Benefícios:  Alcance uma eficiente Redução de gastos com impostos

Obviamente que a redução de gastos com impostos passa a ser um benefício comum ao contratar a consultoria tributária e isso porque a empresa que presta o serviço possui o objetivo de ajudá-lo a solucionar questões fiscais. A consultoria tem profissionais com o amplo conhecimento sobre as regras tributárias e contábeis, e assim os mesmos podem fazer uma análise completa de sua empresa, oferecendo a ela uma medida coerente ao que pode ser uma forma de economizar com a reforma tributária, evitando os deslizes.

 

# Benefícios: Tenha um menor custo ao fazer a contratação de pessoas

Para as empresas que possuem problemas com o seu setor financeiro, é permitido ter o custo relativamente menor com a contratação das pessoas. Isso porque ao considerar a contratação de uma consultoria tributária existe a possibilidade de solucionar uma série de problemas de uma única vez, inclusive solucionar os problemas financeiros. Ocorre a possibilidade da consultoria lhe auxiliar com a gestão empresarial, oferecendo soluções práticas para problemas diversos e inclusive para melhora das finanças da sua empresa.

# Benefícios: Conte com auxílio de profissionais para nortear mudanças na empresa

Está com planos para realizar mudanças na sua empresa? A consultoria tributária tem o potencial de te auxiliar a nortear essas mudanças. No caso, ocorre que os profissionais da consultoria estão preparados para fazer uma análise completa da sua empresa assim  como verificar quais são as soluções de seus problemas financeiros e contábeis. Por isso existe a grande necessidade de considerar este tipo de contratação de uma consultoria.