O cenário econômico e a necessidade de contabilidade em Niterói

O cenário econômico e a necessidade de contabilidade em Niterói

Contabilidade       12 de agosto de 2017

Se você é empresário e pretende começar um negócio, conte com uma companhia de contabilidade.Em Niterói, a situação não é tão ruim como no resto do Estado.

Todas as últimas pesquisas apontaram a cidade de Niterói como a de maior efervescência econômica e desenvolvimento do leste do estado do Rio de Janeiro, o que atualmente não quer dizer tanta coisa. Em 2016, após ranking elaborado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, foi possível contabilizar a abertura de 905 novos empreendimentos no último ano, sendo que quase seis mil pessoas iniciaram microempreedimentos. Entre eles, diversos restaurantes e bares, negócios que devem usufruir de uma modelo de contabilidade, não só em Niterói, que mantenha a saúde financeira do estabelecimento.

Em ranking nacional fomentado pela consultoria Macroplan, Niterói é parte das 25 melhores cidades para se viver no Brasil, considerando setores como cultura, saúde e educação e também o fato de que apenas 40% dos recursos recolhidos devem ter algum encaminhamento obrigatório, fazendo com que a administração direcione os outros 60% de forma que consiga sanar os problemas que podem ser considerados urgentes, além de investir nas pastas de maior peso para a população, como saúde e educação.

 

O centro de Niterói tem uma renda média de R$ 1.900,00, e fica em quarto quando mensuramos a densidade de empregos formais no Estado do Rio de Janeiro, na contagem realizada pelo Instituto de Trabalho e Sociedade (Iets). Ainda no centro, estima-se que sejam agora mais de 230 estabelecimentos de saúde, o que pode ser considerado um bom número. A densidade é importante, mas deve ser variada, com boas opções para ensino público também, o que não acontece. Outro ponto a ser considerado é a mobilidade urbana nessa região. Grande parte das pessoas utilizam os transportes públicos, mas elas demoram mais de 50 minutos, em geral, para chegar no destino, e esse não é o tempo ideal. Além disso, encontramos esse movimento apenas na parte central.

Mesmo assim, todos esses dados não escondem o cenário geral do estado fluminense, tanto na capital como nas cidades de interior, a necessidade de iniciativas e aportes financeiros para reaquecer a economia é urgente. Niterói entra no bolo, assim como o município de Itaboraí. Uma das alternativas para ambos é apostar em uma reestruturação na infraestrutura, principalmente nas estradas que ligam cidades aos portos e que trazem turistas de diversas regiões do País. Sabemos que o Estado não tem tido condições nem de honrar com as folhas dos servidores públicos, mas concessões as Parceiras Público-Privadas seriam uma forma de desafogar a economia de muitas das cidades.

No primeiro trimestre de 2017 o Rio de Janeiro “conquistou” o primeiro lugar em todo o Brasil na quantidade de vagas de trabalho que deixaram de existir, passando dos 50 mil postos de trabalho. O estado de calamidade foi declarado, afetando gravemente cidades que eram tidas como extremamente prósperas, como Itaboraí. Apenas na cidade de Itaboraí estima-se que quase 20 mil vagas para empregos foram eliminadas, muito por conta dos escândalos de corrupção dos últimos anos.

A cidade hóspede do complexo petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) vive um momento de recessão completa, e é preciso muita imaginação para conseguir tirar o município dessa situação. Hoje, um passeio pela Cidade expõe uma quantidade absurda de edifícios modernos, mas abandonados. A preparação através de cursos para a mão de obra no complexo simplesmente não existe mais, mesmo os hotéis deram um jeito ir embora. Há a previsão de que o Comperj retomará suas obras, mas ainda não há confirmação que todos nós desejamos.

Qual a importância de ter uma empresa de contabilidade em Itaboraí ou Niterói?

Em momentos de crises profundas como a que vivemos agora, é necessário entender tudo que se passa em um cenário mais amplo, ter consciência das próximas ações com tudo que envolve dinheiro e investimentos. Nesse cenário, é fundamental contar com um serviço de contabilidade em Niterói, Itaboraí, São Paulo, Blumenau, Porto Alegre ou Piraporinha, não importa a latitude ou a longitude do local, basta que você esteja amparado para bater de frente com todas as minúcias que as leis e tributações que a União impõe na sua vida.

O conhecimento do contador pode ser aplicado não só na prestação de serviço das burocracias e das papeladas, mas também com conselhos e informações que podem fazer toda a diferença no momento de tomar alguma decisão, seja de expansão ou de retirada em algum setor, atuando como um verdadeiro parceiro, até mesmo um braço direito.

Se a situação em Itaboraí é desesperadora e a de Niterói poderia ser melhor, se no Rio de Janeiro a recessão é agressiva e devastadora, não vale a pena se jogar no escuro para tocar ou iniciar um negócio, contar um serviço de contabilidade de confiança é, de fato, um grande trunfo.