Por que utilizar a contabilidade gerencial na minha empresa?

Por que utilizar a contabilidade gerencial na minha empresa?

Contabilidade       5 de novembro de 2015

Empreender no Brasil é difícil sim e empreender sem gestão é jogar no nível hard bem avançado. Segundo o SEBRAE a grande maioria das empresas quebra nos seus primeiros 2 anos e você sabia que o grande motivo da falência desses negócios é a contabilidade gerencial?

A grande maioria das empresas brasileiras é conhecida por utilizarem pouca ou nenhuma gestão nos seus negócios, isso mesmo em pleno 2015 ainda conhecemos negócios que vivem dando tiro no escuro e sem conhecer realmente os seus números.

Imaginamos que o Zé da esquina por 20 anos possui uma padaria, nos últimos 10 anos de olho no crescente movimento e faturamento da padaria o Zé resolve abrir mais outras padarias apenas utilizando o olho metro para análise do seu negócio. Já em 2015 o Zé da esquina começa a notar que o seu faturamento tem diminuído e não sabe onde está o real problema do seu negócio, nesse cenário devemos fazer algumas perguntas a fim de analisar a situação:

– Qual o índice de lucratividade?

– Qual a receita, custo e despesa?

– Possuímos métricas de desempenho do negócio?

– Como funciona o giro do estoque?

Com as perguntas acima conseguimos identificar o nível de profissionalismo na gestão do negócio, o que no caso em questão tende a zero.

contabilidade gerencial e o sucesso

Afinal por que contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é utilizada há muito tempo por grandes empresas a grande questão é que nas pequenas empresas não observamos muito tal uso. No vídeo abaixo temos uma explicação detalhada da importância da contabilidade gerencial para o sucesso do negócio.

Como posso medir a sua importância?

O ponto fundamental da Contabilidade Gerencial é o uso de informação contábil para a administração, pois os dados contidos em seus relatórios propiciam fortes influências no planejamento estratégico empresarial, portanto todo tipo de empresa deve utilizar a contabilidade gerencial para direcionar seus negócios presentes e futuros e para que isso ocorra é necessário um sistema gerencial eficaz.

Conseguimos medir a importância da contabilidade gerencial no momento da tomada de decisões, a análise do negócio por meio de relatórios financeiros torna a sua gestão mais eficiente e completa.

Relatórios Financeiros

Prática comum nas grandes empresas é analisar os seus números a fim de tomar decisões, nesse cenário à contabilidade gerencial exerce um papel fundamental, pois é parte do processo.

Em um caso recente de um cliente nosso de outsourcing contábil constatamos que a empresa nunca tinha a prática de verificar os seus números antes de tomar decisões, tal cenário foi completamente ruim para a mesma, pois apenas com uma decisão errada de fácil identificação a empresa perdeu mais de R$ 2 milhões de reais.

O que devo analisar antes da tomada de decisão?

Devemos analisar o balanço patrimonial, o demonstrativo de resultados e o demonstrativo de fluxo de caixa se possível devemos analisar tais relatórios financeiros semanalmente dependendo da complexidade e da quantidade de transações da empresa.

Para analisarmos com eficiência devemos ter muita confiança nos dados ali expostos afinal precisamos da informação correta para verificar a real situação da empresa com exatidão. Outro grande insight que podemos extrair é a comparação dos resultados financeiros da empresa com base nos períodos da sua empresa e com base nas empresas do setor.

A análise pode ser muito eficiente quando o assunto é inadimplência afinal se verificarmos os dados de inadimplência da sua empresa com os dados do setor fornecidos pelo Serasa teremos uma base para análise do setor.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.