Procura-se consultor em SPED

Procura-se consultor em SPED

Contabilidade       10 de setembro de 2015

Com as ultimas mudanças no mercado a figura do consultor em SPED é cada vez mais importante em um cenário de retração econômica com as empresas cortando cada vez mais custos as mesmas não podem ficar vulneráveis as multas do SPED.

O consultor em SPED passa a ser uma figura muito importante na empresa, pois o mesmo fica responsável pela geração das obrigações acessórias com a devida rapidez e exatidão.

Atualmente as empresas de menor porte também passam a enxergar o profissional como essencial para o resultado na sua estratégia tributária, nos últimos anos as empresas pequenas e de médio porte passaram a dar o devido valor à área tributária, pois entenderam que a mesma pode ser uma mina de dinheiro.

Consultor em SPED X Receita Federal

Atualmente a receita federal tem uma estratégia muito agressiva para a arrecadação tributária em um dos pilares dessa estratégia é justamente o SPED, o novo projeto deu um alto poder para o fisco fazer muito mais com muito menos resumindo eles conseguem fiscalizar muito mais empresas em muito menos tempo e com quadro de funcionários menor.

Outro ponto importante é o resultado das autuações tributárias com o novo foco a receita federal vem conseguindo ganhar quase tudo quando autua as empresas, tal resultado vem do SPED, pois agora o fisco tem um poder muito maior de cruzamento de dados usando informações do banco central, junta comercial, DETRAN entre outros órgãos.

O consultor em SPED deve avaliar o cenário tributário de cada empresa a fim de identificar o grau de risco da mesma para realizar o trabalho recomendamos que seja verificado os últimos 5 anos da empresa para evitar possíveis contingências futuras.

Com a devida analise tributária em mãos agora sim o profissional pode mapear toda a operação tributária da empresa e implantar processos a fim de minimizar os riscos e gerar as informações tributárias com exatidão.

E se eu não tiver o consultor tributário?

Provavelmente a sua empresa vai ser alvo da receita federal e está fadada ao fracasso decorrente do número de multas e fiscalizações tributárias.

O empresário moderno precisa entender que a receita federal mudou e se o mesmo não mudar a sua empresa vai quebrar, infelizmente é inevitável evitar a situação sem um controle tributário adequado.

O consultor tributário não deve ser visto como uma despesa para a empresa e sim como um profissional estratégico responsável por enviar informações inexatas e por gerar rios de dinheiro aproveitando as oportunidades fiscais existentes.

Como assim a minha empresa vai quebrar?

O fisco desde o ano passado passou a ter operações estruturadas com foco em fiscalizar empresas utilizando os dados do SPED, nesse cenário observamos um grande quantidade de multas por erro nas informações enviadas no arquivo SPED.

Repito as empresas brasileiras precisam de um nível maior de profissionalização para entregar as obrigações acessórias senão sofreram com multas pesadas nos próximos anos.

As multas pelas divergências encontradas no SPED são altas e em muitos casos são cumulativas por isso devemos nos atentar cada vez mais a esse ponto de risco.

Gestão Tributária e a nova Contabilidade

Os últimos anos foram de diversas mudanças para os profissionais envolvidos diretamente com contabilidade, basta olharmos para a implantação do projeto SPED e a utilização da contabilidade internacional IFRS.

Decorrente dessa movimentação o empresário brasileiro teve custos que não estavam provisionados em seu orçamento, a grande questão é que o mesmo ainda não viu a eficiência do projeto na sua empresa.

O novo cenário tributário brasileiro tem muito a dizer sobre gestão as empresas mudaram muito com a implantação do SPED, algumas agora possuem um nível de organização muito maior mais ainda não apropriado a realidade atual que vivemos.

Empresas organizadas tendem a ser mais eficientes, pois focam o tempo no core da empresa e não em questões que não são o foco da operação da mesma.

Empresas que buscam crescer acima do mercado entendem que devem ter 2 coisas primordiais para o seu sucesso: contabilidade e sistema de gestão as duas ferramentas juntas são altamente estratégicas para as empresas, pois botam a mesma em outro patamar de empresa.

O foco na contabilidade e no SPED é um diferencial para muitas empresas, pois assim evitam riscos tributários e aproveitam o real beneficio da contabilidade.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.