Seu escritório de contabilidade vai falir

Seu escritório de contabilidade vai falir

Contabilidade       28 de junho de 2016

Isso mesmo que você leu no título se o seu escritório de contabilidade não virar uma empresa de contabilidade com um modelo de negócio bem definido provavelmente esse será o seu fim. Já faz algum tempo que observo o mercado brasileiro e o internacional e é inegável a diferença de fazer contabilidade.

Possuímos umas das legislações tributárias mais complexas do mundo e ainda a grande maioria do mercado se contenta em gerar guias, diferente do mercado americano, por exemplo, que oferece uma gama de serviços quando o assunto é imposto.

Em gestão financeira ainda estamos um pouco atrás apesar de que isso já vem mudando nos últimos anos com a ajuda do nibo e da conta azul. Quando olhamos o mercado internacional vemos serviços de controladoria, terceirização financeira ou de CFO e até mesmo consultoria em indicadores financeiros.

Porque a minha empresa de contabilidade pode quebrar?

Simples a tecnologia não é tendência e sim realidade os canais de aquisição mudaram, os processos mudaram e provavelmente só você não mudou. Um belo exemplo disso é a Wave que oferece recursos adicionais que a empresa precisa e acaba fazendo receita com isso. Quando falamos que o mercado de contabilidade mudou falamos com exatidão afinal quem iria imaginar que iria existir uma empresa de contabilidade com foco em freelancers como a Freeagent.

Todas essas mudanças podem servir de insight e até mesmo ajudar o contador se olharmos o modelo de negócios da freshbooks percebemos que algumas empresas de contabilidade tiveram a mesma idéia e executaram com perfeição.

Outra revolução que já vem se tornando real é a utilização do blockchain, o uso da mesma pode revolucionar a contabilidade, pois vai reduzir drasticamente os custos com contadores e auditores para que não sabe segundo Safiri Felix CEO da coinbr a definição do blockchain para contadores seria “livro contábil distribuído e sincronizado em tempo real com registro, conciliação e auditoria automática e publica” quem já vem fazendo isso é a Consenso Systems que vem auxiliando a Deloitte no uso da tecnologia.

Até inteligência artificial já começamos a observar no mercado de contabilidade a SMACC vem fazendo isso e já levantou alguns milhares de dólares recentemente afinal quem poderia imaginar uma startup classificando as contas e automatizando os processos contábeis e financeiros sendo uma empresa de tecnologia e não uma de contabilidade?

E agora Leandro?

Pense e execute com perfeição se olharmos com profundidade veremos que todas as empresas citadas acima possuem um modelo de negócios bem definido, um ótimo poder de aquisição de clientes dentre outras qualidades. Apenas esses dois fatores já vão trazer insights afinal qual a quantidade de empresas de contabilidade que possuem isso?

A tecnologia veio para ficar e vem reduzindo bastante o custo, pois de um lado temos empresas de contabilidade inchadas e do outro temos startups que operam com uma quantidade infinitamente menor de funcionários.

Em relação ao preço cabe observar que já existe um movimento para redução do mesmo basta olharmos o preço do honorário médio em 1990 e 2016.

Esse é o primeiro post da série a sua empresa de contabilidade vai falir.