SPED 7 x 1 Empresários

SPED 7 x 1 Empresários

Contabilidade       10 de dezembro de 2016

Não é apenas no futebol que perdemos, quando o assunto é empresários x receita federal, os empresários tem levado um belo baile ainda mais com o advento do SPED nesse artigo listamos os pontos onde temos levado uma verdadeira goleada.

O Projeto SPED já há algum tempo vem tirando o sono de diversos empresários afinal com advento do mesmo, diversos empresários tiveram custos que não tinham projetado em seu orçamento anual. Custos esses que não estão envolvidos com a operação do seu negócio e sim com o custo Brasil conhecido por sua alta burocracia.

O SPED trouxe para os empresários brasileiros um nível de tecnologia nunca visto antes em seu negócio, a grande questão é que muitos empresários brasileiros não estavam preparados para a adoção da nova ferramenta.

Diante dos diversos projetos do SPED observamos um ponto em comum entre 90% das empresas brasileiras, nesse caso o ponto é a dúvida. A dúvida de como fazer, do que informar, de quando informar entre outras várias dúvidas.

Podemos observar diversas mudanças na relação receita federal x contribuinte o que podemos observar é que se analisarmos um período de 10 anos atrás até hoje a comunicação da informação mudou completamente antigamente víamos mais papéis agora vemos mais arquivos txt.

A escrituração contábil e fiscal no ambiente do SPED passou por uma grande transformação . Abaixo temos os motivos da goleada da receita federal perante os empresários

Transparência

Se olharmos um cenários de 20 anos até os dias atuais podemos observar que muitas empresas brasileiras prezavam pela não transparência afinal aonde iríamos encontrar informações financeiras sobre alguma empresa naquele tempo? A grande questão é que o fisco também sofria com isso e não gostava muito.

O projeto SPED fez uma verdadeira reforma quando o assunto era transparência afinal agora a receita seja ela estadual ou federal tem acesso a todas as informações financeiras em tempo recorde, isso é um grande ganho de competitividade para o fisco brasileiro afinal com as informações cada vez mais organizadas fica cada vez mais fácil e rápido realizar fiscalizações tributárias.

Esse cenário mudou e muito a figura do contador para as empresas antigamente muitas pessoas chamavam o profissional de contabilidade de guarda livro hoje já enxergam o profissional de vital importância para a empresa seja para prestar informações ao fisco ou para gerar e analisar informações estratégicas da empresa.

A transparência que o SPED trouxe indiretamente ajudou a empresa em outras áreas podemos observar isso na relação com o banco quando o intuito é financeiro entre outros produtos financeiros, a transparência trouxe diversos benefícios para a empresa.

Velocidade

O Brasil é um pais tomado por oportunidades mais quando o assunto é oportunidades na área tributária ainda estamos muito atrás de outros países afinal muitas empresas atualmente apesar do atual cenário econômico ainda não conhecem o tal do planejamento tributário, tal figura talvez seja a parte mais importante da empresa afinal tal área é responsável pela redução dos tributos de forma legal.

Já o fisco aproveita e muito bem a sua velocidade afinal é inigualável a sua velocidade em cruzar dados financeiros e econômicos dos brasileiros de uma forma única e com alto índice de exatidão.

O SPED trouxe uma série de oportunidades e também uma série de riscos podemos observar isso se analisarmos alguns escritórios de contabilidade nos últimos anos, podemos notar que alguns cresceram absurdamente, pois entenderam o seu papel na sociedade e outros cada vez mais estão à beira da falência, pois não se adaptaram a nova realidade com velocidade.

Credibilidade

É inegável que a receita federal executa e muito bem a sua função podemos observar isso trimestre após trimestre com o aumento da arrecadação tributária, tal fator trás credibilidade ao trabalho do fisco.

Apesar de a carga tributária brasileira ser alta mais não a maior do mundo, possuímos um índice de sonegação fiscal altíssimos comparado aos outros países perdemos alguns bilhões quando o assunto é sonegação de impostos.

A fama das empresas brasileiras não é boa perante ao fisco, afinal com essa sonegação fiscal alta a arrecadação tributária sofre e muito, ciente disso o fisco vem cada vez mais combatendo a sonegação fiscal com operações de fiscalização tributária cada vez mais especializadas.

Recentemente a Fazenda do Estado de São Paulo começou a autuar contribuintes via correspondência por irregularidades no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Com 30 dias de prazo a partir do recebimento da notificação, o documento informa que o contribuinte deve efetuar o pagamento da multa de 100 Ufesp, equivalente a R$ 1.937, por documento fiscal com inconsistências. Dessa maneira, ele obtém redução do valor da multa, que pode chegar a 80%. Se quiser apresentar defesa, a pessoa ou empresa também tem 30 dias.

Gestão

Essa é outra área aonde a receita federal da um baile em diversos contribuintes afinal ainda nos dias de hoje muitas empresas não conhecem as sua receitas e despesas e não conseguem apurar a lucratividade da sua operação.

O assunto gestão no Brasil é muito complexo, pois diversas empresas quebram por não possuírem nenhum conhecimento em gestão, tal erro acaba muitas vezes levando à empresa a falência.

Abrir o próprio negócio parece ser a solução perfeita para quem quer fugir do patrão e, ao mesmo tempo, ajudar a economia por meio da criação de empregos e do aumento da produção. Esse passo, no entanto, requer planejamento e cuidado para não terminar em dor de cabeça.

Se observarmos a estrutura operacional do fisco eles possuem uma ótima estrutura e uma boa gestão profissional, tal nível de profissionalização trouxe muitos resultados o que acaba fazendo com que o fisco cumpra com muita eficiência o seu objetivo.

Tecnologia

Inegável o ganho que a receita federal conseguiu utilizando a tecnologia na sua operação, muitas empresas antes do SPED nem sequer conheciam ou utilizavam um sistema de gestão apropriado ao seu negócio.

Quando o assunto é tecnologia de informação o Brasil ainda engatinha comparado a outros países podemos observar isso em uma simples comparação com os EUA, tal fato podemos observar na gestão tributária das empresas com o atual uso da tecnologia.

Muita coisa mudou com a tecnologia quando o assunto é receita federal a situação mudou muito mais afinal a mesma virou case mundial em cruzamento de dados graças a sua eficiência em tecnologia de informação e inteligência artificial.

A tecnologia também trouxe grande impacto para os prestadores de serviço podemos observar isso em uma empresa de contabilidade que fica responsável pela organização, confecção e envio das declarações acessórias do SPED, algumas empresas sofreram um nível de profissionalização na área tecnológica tributária antes nunca visto no segmento.

Cultura

O SPED trouxe o que muitas empresas antes não tinham que é a cultura muitas empresas não possuem definido a cultura na sua empresa e apenas deixam as coisas andarem e vão levando a vida.

A receita federal é ótima em questão de cultura os profissionais envolvidos em arrecadação tributária tem um escopo bem definido da sua missão e visão e dos objetivos necessários para chegar na sua meta.

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.

Execução

Pior que não fazer é começar e desistir e sobre a receita federal é totalmente diferente apesar de alguns problemas com o prazo e o layout dos seus projetos a receita federal implantou com exatidão e eficiência cada um das suas declarações acessórias do projeto SPED.

As empresas brasileiras quando o assunto é na área tributária ainda sofrem e muito com isso afinal o processo de execução das mesmas é pífio em comparação a receita federal.

Mais nenhum tudo é ruim afinal em um quesito os empresários brasileiros vem conseguindo ganhar da receita federal quando o tema é o SPED.

Negócios de Modo Digital

O projeto não trouxe apenas complicações para o empresário afinal com um mundo cada vez mais digital ficou mais fácil manter a escrituração da empresa em forma digital. Apesar das dificuldades iniciais apenas no longo prazo iremos descobrir os benefícios do projeto SPED para os empresários atualmente os benefícios como redução de papel, maior agilidade ainda não trazem resultados econômicos financeiros para as empresas acreditamos que podemos perceber os reais benefícios daqui alguns anos.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.