SPED, Gestão e a Nova Contabilidade

SPED, Gestão e a Nova Contabilidade

Contabilidade       15 de setembro de 2015

Nos últimos anos muita coisa mudou quando o assunto é contabilidade. Podemos observar isso com a implementação do IFRS e também com o projeto SPED, que tornou o cotidiano de uma empresa de contabilidade totalmente diferente do existente há 10 anos atrás.

Atualmente, percebemos que muitas dessas empresas, em um movimento crescente, tem utilizado a contabilidade e a figura do contador com uma parte estratégica em seus negócios. Com a evolução do nível de maturidade dos empresários, finalmente o papel do profissional de contabilidade passou a ser realmente valorizado.

Quando o assunto é gestão, também fica claro um avanço, pois o projeto SPED trouxe um nível de profissionalização maior para a empresa quando o assunto é o seu controle contábil e tributário. Nada disso seria possível senão com a ajuda de um sistema de gestão robusto e bem parametrizado. Entretanto, ressalto que o sistema não vale de nada sem a parametrização adequada.

Além disso, diversas empresas atualmente aproveitam oportunidades fiscais não existentes em tempos passados. Hoje, por exemplo, podemos recuperar créditos tributários dos últimos cinco anos. Tal cenário só pode ser aproveitado pelo nível de organização e profissionalização que o SPED proporcionou as empresas brasileiras.

Sistemas de Gestão e a efetividade

No atual cenário brasileiro de retração econômica, cada vez mais é necessário ter controle sobre os números da sua empresa e a contabilidade exerce um papel muito importante nesse aspecto.

Mais ela por si só não resolve o problema se não for utilizada em conjunto com um sistema de gestão. Seria extremamente trabalhoso e cansativo se tivéssemos que fornecer a contabilidade em folhas de papel. Em um mundo cada vez mais dinâmico e rápido não faz sentido fazermos o trabalho dessa forma.

A empresa de contabilidade que quer crescer em um ritmo acelerado nós próximos anos deve ser muito mais que apenas escrituração. Ela deve fornecer serviços de consultoria tributária, gestão, indicadores financeiros entre outros serviços que agregam bastante valor ao negócio de seus clientes.

Contabilidade e os Benefícios

A contabilidade deve ser usada na empresa pelo seu beneficio na exatidão das informações econômicos financeiras das empresas, a mesma possui diversos benefícios quando o assunto é gestão, abaixo temos alguns benefícios:

– Controle

– Organização dos Processos Administrativos

– Garante a longevidade do Negócio

Historicamente empresas que utilizam a contabilidade como auxilio na tomada de decisões não participam da estatística de mortalidade de empresas do SEBRAE, pois tem plena consciência que utilizar os dados contábeis para a tomada de decisões aumenta em muito a chance de lucratividade e conhecimento do negócio.

Gestão Empresarial no SPED

Muitas coisas mudaram com o SPED e a gestão empresarial mudou muito também talvez o novo ambiente tributário seja favorável as novas empresas. Afinal agora manter uma empresa demanda maior nível de organização para atender as exigências do governo e também para manter viva a empresa.

Atualmente o fisco tem controle da maioria das suas operações logo não ter ciência dos números da sua empresa e o fisco possuir é um fator que devemos nos preocupar com bastante atenção.

O mundo mudou e o empresário contábil precisa entender que o maior benefício que ele pode oferecer para a empresa é o seu auxilio na gestão das empresas decorrente do seu alto conhecimento contábil qualquer outro cenário também é importante mais sofre por na maioria das vezes não ser um serviço de alto valor agregado o que faz com que muitos empresários não valorizem o profissional.

O atual contador precisa entender a sua importância na empresa, em muitos casos sem a presença de um profissional de contabilidade na mesma a empresa provavelmente esta fadada a falência.

Nós da MG Soluções Contábeis temos nos últimos anos feito um trabalho de gestão intensivo para nossos clientes e posso afirmar que muita coisa mudou em essencial a nossa principal mudança foi na percepção do empresário que nós éramos indispensáveis para a gestão da sua empresa.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.