Saiba mais sobre as empresas off shores

O nome pode parecer estranho, mas as chamadas off shores, como são conhecidas popularmente, são contas bancárias de empresas abertas em outros país. Apesar de serem mais conhecidas por ser um procedimento ilegal, as off shores podem ser abertas de forma legal.

É claro que tem muitos que usam as offshores em paraísos fiscais, burlando assim as regras do sistema para pagamento de impostos. As offshores tem como objetivo pagar menos impostos do que no país de origem dos seus proprietários.

Afinal, o que é off shore, para que serve? É legal, é ilegal?

A primeira coisa que precisamos compreender é que, apesar de ser sempre vista como algo ilegal, na realidade nem sempre uma off shore é ilegal. Costumamos ver, inclusive na televisão, que quando um indivíduo abre uma conta off shore é para fazer movimentação ilegal.

É claro que, em alguns casos, algumas pessoas se usam de uma off shore para tentar esconder aquilo que ele fez de forma ilegal. Mas não existem apenas offshores ilegais.

Entenda agora o que são offshores

As offshores são uma companhia que podem ser utilizadas de forma ilegal, mas também de forma correta e regular.

A off shore é uma empresa que é aberta em um determinado país, cuja a lei permite. No Brasil, por exemplo, a legislação não permite que você tenha uma off shore aberta no país.

Mas em lugares como Panamá, por exemplo, assim como algumas ilhas britânicas, que permite que você abra lá uma empresa com características de off shore.

Quais são as características uma empresa off shore

O termo em inglês significa afastado da conta. Ou seja, é uma empresa cuja contabilidade é toda realizada de acordo com o pais onde a empresa e conta foi aberta. Ela tem regras e leis distintas do lugar onde de fato atua.

Por exemplo, se uma empresa abriu conta e uma empresa off shore no Panamá, ela não pode operar dentro do Panamá. Ou seja, é uma empresa que foi aberta dentro desse território, mas apenas para realizar operações fora, operações internacionais.

Sim, com constituir uma empresa assim, ela é totalmente legal, desde que você comunique ao governo brasileiro de que a empresa é sua. Muitas vezes, temos notícias de que as empresas off shores são criminosas, mas porque os donos simplesmente não comunicaram a existência dessas empresas.

Fique dentro da lei – Saiba mais sobre as empresas off shores

Sempre que for fazer a sua declaração de imposto de renda de pessoa física, avise o governo que abriu uma empresa off shore em determinado lugar.

Além de registrar e apontar na declaração o nome da empresa, é primordial que você declare a quantidade de dinheiro que enviou para essa conta.

E como fazer para enviar dinheiro através de contas off shores?

Quem tem empresa e contas off shores precisa fazer o envio de dinheiro através do Banco Central. É preciso procurar um banco brasileiro, fazer o fechamento através de um fechamento de câmbio, manda o dinheiro para passar sobre o controle do governo.

Na sua prestação de conta, é preciso que você diga: foi colocado 100 mil dólares, por exemplo, em uma empresa off shores no Panamá.

No caso, essa empresa depois usa esse dinheiro conforme o planejamento financeiro que você realizou. Muita gente tem empresa off shore e compra imóveis fora do Brasil com essa empresa off shore.

Com esse processo de se ter uma empresa off shore, em alguns países do mundo, Estados Unidos, por exemplo, a tributação de venda de imóveis e herança, é menor quando o imóvel é de uma empresa, do que quando o imóvel é de uma pessoa física.

Como você pode ver, as empresas off shores não são sempre ilegais, e o cidadão brasileiro pode sim legalmente ser dono de uma off shore.

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Quer saber mais sobre nossa consultoria tributária?

Conheça agora nossos serviços de consultoria em impostos.