3 Benefícios de e-commerce no Espirito Santo – ES

O mercado de comércio eletrônico (e-commerce) tem vindo a crescer cada vez mais em diversos estados brasileiros, e o Espirito Santo não fica de fora nesse crescimento.

E é justamente devido a participação que o estado do Espirito Santo tem no crescimento do mercado de comércio eletrônico, que este estado tem implementado vários benefícios de modo a incentivar cada vez mais empreendedores a investirem no ramo dos e-commerces.

“Conheça já nos próximos tópicos os principais benefícios que o Estado do Espirito Santo oferece as e-commerces”

#1 Redução da Carga Tributária Efetiva

A carga tributária é um dos principais motivos para o faturamento magro auferido por muitas empresas, e pensando justamente em amenizar esta situação o estado do ES concede um crédito presumido que permite a redução da carga tributária de mercadorias que antes estava nos 17% para apenas 3.5% nas transações comerciais.

E não para por aí, sendo que no caso de transações comerciais sobre as quais recai uma carga tributária de 25%, o comerciante passará a ser cobrado apenas 5%. E ainda neste enxoval de benefícios houve uma redução da carga tributária de operações comerciais com carga inferior a 17% (dezessete por cento) .

Assim ficou através destas reduções “fácil de trabalhar” com e-commerce, mas os benefícios não terminam por aqui, veja mais já a seguir….

#2 Impostos só com transações

Com este incentivo do e-commerce oferecido no Estado de Espirito Santo, a empresa não terá mais que sofrer cobrança de impostos em todo processo de circulação da mercadoria, já que agora a cobrança dos impostos passa a ocorrer sobre as importações apenas no instante que há saída de mercadorias.

Então, se você trabalha com mercadorias importadas para comercializar através do e-commerce, não precisa mais se preocupar com o pagamento dos 17% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) durante a entrada dessa mercadoria, pois este imposto passará a ser recolhido só quando houver vendas.

E querendo deixar o seu fluxo de caixa “livre”, o Estado de ES concede as empresas que usam infraestruturas portuárias ou aeroportuárias e também desembarca e desembaraça as suas mercadorias no território do Estado de Espirito Santo um benefício baseado num desconto extremamente significativo, de até 80% (oitenta por cento) no pagamento de ICMS.

Porém vale lembrar que há mercadorias que não se adequam a este benefício, como é o caso da importação dos seguintes produtos:

  • com café cru, em grão ou em coco;
  • energia elétrica;
  • lubrificantes;
  • combustíveis líquidos e gasosos, derivados ou não de petróleo.

#3 Mais benefícios nas operações interestaduais

Em 2015 foram feitas algumas atualizações legislativas sobre os benefícios no comércio eletrônico – venda não presencial – que se estendem até aos dias de hoje.

Assim, nas operações interestaduais destinadas a consumidor final, pessoa física ou jurídica, passa a ser concedido um crédito presumido para que a carga tributária para o ano atual – 2017, a partir de 1º de Janeiro passasse a ser de 1.25% (um ponto vinte e cinco por cento). E para o próximo ano – 2018 esse percentual irá reduzir em 0.15% do atual chegando a ser 1.10% (um ponto dez por centos).