fbpx

Blog do Leandro Markus: Planejamento Tributário e Contabilidade

Ensinamos você a obter resultados reais para aumentar o seu faturamento

Receba nossos conteúdos em primeira mão!

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Assessoria contábil – O que é, como funciona e quando contratar

Saber o que é, como funciona e quando contratar uma assessoria contábil, é fundamental nos dias atuais para qualquer empreendimento brasileiro, pois com a grande quantidade de leis que configuram a legislação fiscal brasileira, não há mais como as empresas conseguirem fazer uma gestão inteligente desta parte fundamental para o seu faturamento por si só.

Portanto, a necessidade de procurar uma assessoria contábil é altíssima, uma vez que os profissionais que trabalham como assessores entendem muito bem toda a legislação fiscal que incide sobre a sua empresa, e tendo eles como companheiros estratégicos, o empresário estará mais apto a fazer escolhas acertadas evitando desta forma prejuízos que podem ser causados por decisões erradas.

Sem falar que o tempo é outro elemento que é bastante aproveitado quando a empresa conta com uma assessoria contábil na bagagem estratégica, já que pelo fato do empresário não ter que perder boas horas estudando a legislação na sua integridade, este pode se aplicar a outras áreas da empresa que são importantes para o desenvolvimento.

Portanto, não deixe de conferir este post por completo e saiba mais sobre a assessoria contábil, já nos próximos tópicos.

O que é uma assessoria contábil?  

Ao pé da letra, assessoria contábil é o trabalho levado a cabo por um profissional liberal ou uma equipe de profissionais com conhecimentos sobre a área de contabilidade, trabalho este que de uma forma geral se resume na análise e interpretação de todos os fatos da rotina de uma empresa com vista a encontrar pontos que melhorem a gestão financeira da empresa.


E vale lembrar que este profissional não trabalha somente na área contábil, abrangendo também a questão fiscal, previdenciária e trabalhista da empresa. Sendo que a sua utilidade aumenta na componente financeira, onde este consegue fazer a organização caminhar num bom ritmo neste quesito.

E as vantagens de aplicar a assessoria contábil na sua empresa podem vir a se demostrar ainda mais incríveis do que já vimos até aqui, porque além da poupança do tempo, com um profissional da área de contabilidade assessorando a sua empresa você tem:

  • Redução no gasto fiscal da sua empresa, uma vez que a acessória vai te ajudar a escolher o melhor regime tributário para o seu negócio, fornecê-lo orientação na hora de fazer a classificação dos seus produtos, reduzir as despesas da empresa no pagamento de impostos;
  • Análise do seu nível em relação a concorrência, diagnostico este que é fornecido se tendo como base a diversidade de ferramentas que a acessóriacontábilpossui e que permitem colocar na balança a sua empresa em relação a concorrência.
  • Uma visão externa bem apurada do seu empreendimento, já que pelo fato deste profissional não ter uma relação à longa data com a empresa, é mais apto a oferecer uma visão sem ideias pré-concebidas pela empresa;

Como funciona a assessoria contábil?

Os profissionais que desempenham a atividade de assessoria contábil trabalham na base de informações obtidas da empresa, e são justamente informações tais como os registros diários da empresa e as demonstrações expositivas que são fornecidas pela equipe do empreendimento, que possibilitam a este profissional conseguir recolher dados importantes que são fundamentais nas ações de melhoramento que serão implementadas na empresa.

E falando em informação, vale ressaltar aqui que apesar de grande parte das melhorias geradas na firma pela assessoria contábil serem por conta dela, há necessidade do empresário também realizar a sua parte fornecendo todas as informações (inclusive as julgadas desnecessárias), pois quanto mais informações forem disponibilizadas pelo cliente, mas rápido e eficaz será o trabalho da assessoria na hora de realizar o diagnóstico da organização.

Porque em muitas das vezes essas informações julgadas não necessárias estão envolvidas diretamente em muitas decisões importantes que a empresa faz, fato este que torna-as ainda mais necessárias, pois a partir delas podem ser implementadas melhorias significantes no processo de tomada de decisões e que consequentemente vai aumentar o nível de desempenho do negócio.

 

Quando contratar uma assessoria contábil?

Pra não dizer que a assessoria contábil é fundamental em todas as atividades da empresa que envolvam o pagamento de algum tributo, tomada de decisão ou reposicionamento estratégico financeiro das companhias, aqui vão algumas das situações que carecem da intervenção de um especialista da contabilidade:

  1. Quando há impostos demais e acabando com o lucro

A questão dos tributos fiscais da empresa é quase sempre um dos maiores condicionadores para o faturamento magro que é auferido pelas empresas que não conseguem se ver livres dos altíssimos gastos realizados no pagamento dos diversos impostos legislados pelo governo brasileiro.

E nessa situação, uma assessoria contábil calha sempre muito bem, pois continuar a lidar com este aspecto sem ter na sua equipe um especialista do capo fiscal, é o mesmo que assinar decreto de falência para a sua firma, porque cedo ou tarde as consequências destes gastos absurdos em impostos vão aparecer, e acredite, não serão nem um pouco agradáveis.

Enquanto que com a ajuda de um especialista, o empresário terá uma ajuda de peso para rever tal situação, visto que a partir dessa ajuda já será possível escolher o regime tributário para o negócio e que pode gerar uma boa economia e por um bom tempo. Sem falar que agora as estratégias da empresa serão mais precisas e efetivas.

  1. Empresas que caem facilmente em situações de multas

Com as várias obrigações tributárias que as organizações tem a pagar, por vezes evitar que caia uma multa aqui e outra ali, está cada vez mais impossível. E apesar dessas multas serem muitas das vezes menosprezadas por alguns empresários, a verdade é que elas são bastante perigosas, pois além de contribuírem para um faturamento menor, também sujam a ficha fiscal da empresa.

Portanto, este é mais um caso em que você como empresário se quiser continuar com uma boa saúde financeira na sua empresa, tem que recorrer a ajuda da assessoria contábil, uma vez que com essa ajuda a empresa ganhará uma estratégia eficiente para a gestão dos impostos, garantido desta forma que todas as obrigações tributárias sejam cumpridas dentro do prazo e sem sobressaltos.

Related Articles

Como vocês devem saber recentemente tenho me dedicado ao meu novo negócio chamado Fiscalizare nesse novo negócio nós somos uma startup da área tributária que vem ajudando centenas de empresas do simples nacional a recuperar os impostos que foram pagos de forma errada. Nosso principal objetivo é identificar tudo que foi pago de forma errada […]

Movido, em parte, pelo atual cenário econômico brasileiro, muitas empresas têm buscado cada vez mais oferecer preços atrativos ao consumidor. A competitividade está mais do que nunca em alta, e nesse cenário uma das alternativas que surgem para os gestores é a importação de novos itens ou matérias-primas. Mesmo com o dólar próximo aos R$ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.