Consultoria Financeira – Compreenda o que é, e o porquê de ter na sua empresa

A boa gestão financeira nas organizações é um dos principais pontos que contribui para a maior performance e consequente alavancamento no faturamento. Portanto, buscar por soluções como as fornecidas por uma Consultoria Financeira para melhorar esse segmento na sua empresa, deve ser uma prioridade.

Os serviços fornecidos pelos profissionais que trabalham como consultores, fazem muita diferença na dinâmica atual do mundo dos negócios, pois com a constante atualização que a relação cliente – empresa – contribuições e impostos tem sofrido, o empresário que não tiver um apoia sólido a nível de conhecimento nesse sentido, dificilmente conseguirá manter uma gestão financeira sustentável. Por isso é importante ter uma acessória na sua empresa.

Para te ajudar a entender melhor como esse tipo de entidade funciona e como ela pode beneficiar a sua firma, preparamos este post especialmente para você!

O que é uma Consultoria Financeira?

De uma forma generalizada, podemos dizer que consultoria é um serviço prestado por uma entidade externa, representada por um profissional munido de conhecimentos para operar como consultor, seja na área financeira, do marketing, da gestão financeira pessoal, entre outras.

Em condições normais, o profissional que faz a consultoria tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da situação atual, para depois verificar as possíveis soluções e recomendar ações que devem ser implementadas para resolver os problemas constados.

Ressaltando que a consultoria não só recomenda as ações, como também auxilia no processo da implementação das mesmas, de modo a tornar as soluções ainda mais impactantes dentro daquilo que são as necessidades específicas de cada cliente.

Agora, o que seria uma consultoria financeira empresarial? – Denotado a área das organizações que mais conta na hora de avaliar o faturamento, a área financeira representa um setor que tem sido um verdadeiro ponto fraco para muitas empresas.

Essa fragilidade do setor financeiro em muitos empreendimentos deve-se a vários motivos, sendo que dentre eles, o que se tem verificado em muitas empresas como a raiz do problema, é a má gestão financeira, que se deve a incapacidade do gestor para interpretar a quantidade gigantesca de informações e cálculos complexos que este setor agrupa.

Por conta dessa má gestão, muitos empresários não conseguem controlar o dinheiro que sai da empresa, e muito menos dão conta da resolução dos vários cálculos complexos, porém importantíssimos, que esse segmento da firma contempla. Com isso, acabam levando as suas empresas ao abismo.

Surgindo como solução a todos esses problemas, aponta-se para os serviços de consultoria financeira empresarial, serviços estes que tem como principal objetivo melhorar a estrutura e gestão financeira do negócio, de modo que as transações realizadas sejam devidamente contabilizadas, e a empresa consiga atingir o equilíbrio financeiro.

Sem falar que com a gestão financeira auxiliada por uma consultoria, agora o empresário passará a contar com mais um aliado no processo de tomada de decisões, pois ele contará com informações organizadinhas e confiáveis do estado financeiro do seu empreendimento.

Como funciona uma consultoria Financeira?

Normalmente o modo padrão de operação de muitas empresas que atuam na Consultoria Financeira à firmas, consiste na análise imparcial do status atual do negócio, para depois identificar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes e fracos para a implementação de uma estratégia que faça com que a organização tenha uma estrutura financeira fortalecida.

Os consultores tocam em várias áreas para garantir uma boa saúde financeira, pois nenhum setor é totalmente autónomo, principalmente o financeiro.

Portanto, se durante a análise for verificada alguma irregularidade em outra área que esteja a afetar o lado financeiro, esta deve ser incluída na lista de pontos a serem melhorados.

Sendo assim, é certo afirmar que podemos oferecer os seguintes serviços:

  1. Planejamento Estratégico Financeiro – nesta fase é realizado o diagnóstico do status financeiro da empresa, e são definidos os objetivos que se pretendem com tal medida.

 

É aqui onde é realizado o estudo mais aprofundado em busca de medidas que possam promover a maior eficiência da empresa e redução de custos de operação.

 

Para tal são levados em consideração os principais pontos geradores de despesas, e unidades de negócios para se conhecer a rentabilidade de cada um deles, e a partir daí fazer projeções do futuro da empresa.

 

  1. Valuation – nessa etapa são levadas em conta metodologias que ajudam a definir qual é o verdadeiro valor da empresa, e caso faça parte dos objetivos do cliente, prepará-la para a venda.

 

  1. Análise da Viabilidade – esta é uma avaliação que é lavada a cabo com a missão de mensurar os negócios já existentes e definir novos negócios para a firma, e a viabilidade dos mesmos.

 

Durante essa análise são tratados os seguintes pontos: orçamento, precificação dos produtos e serviços, fluxo de caixa projetado, cálculos de payback e TIR (taxa interna de retorno).

 

  1. Consultoria Financeira e administrativa – esta consultoria é mais focado na administração dos recursos financeiro da empresa, sendo que a sua utilidade verifica-se concretamente na Classificação das despesas, centros de custos e estruturação de regimes de caixa e competência.

Também está relacionada a definição de políticas de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

 

  1. Reestruturação – Com a organização da informação financeira, nesta fase busca-se a diminuição da carga de trabalho dos diretores de modo a facilitar o cotidiano destes na firma.

As medidas para chegar neste objetivo envolvem o melhoramento dos seguintes segmentos da empresa: administrativo, financeiro, tributário, modelo societário, gestão de equipe e planejamento financeiro estratégico.

 

  1. Aplicações financeiras e tesouraria – Tendo como objetivo identificar as melhores opções para investir os recursos da empresa, nesta parte é realizada a gestão desses recursos, por via do controle diário de aplicações e resgates para obter os melhores canais, produtos de investimentos e taxas de remuneração.

Qual é a importância de ter uma Consultoria na minha empresa?

Dentre os vários pontos que tornaram uma Consultoria Financeira Empresarial necessária, existem aqueles que demostram grande importância para a sobrevivência do empreendimento.

São eles:

Maior Eficiência na hora de atingir resultados

Apesar do alcance de resultados num empreendimento ser algo que vem com o tempo, quando uma empresa tem ao seu lado uma consultoria munida de experiência, conhecimento e que sabe quais medidas devem ser aplicadas ao negócio para aumentar a performance da entidade, os resultados podem ser alcançados com mais rapidez do que o normal.

Portanto, é normal que duas empresas diferentes, uma com bons recursos e mais preparada e outra menos preparada e com menos recursos, alcançarem resultados iguais, porém em intervalos de tempo distintos.

Biblioteca com conhecimento de qualidade para a empresa

O trabalho de uma consultoria Financeira Empresarial não é feito de forma totalmente insolada, ou seja, não é somente o consultor que vai trabalhar por si só no fortalecimento da empresa, os sócios e os gestores do negócio também devem estar ativos nesse processo.

Por via desta interação entre os membros da empresa e da consultoria, haverá naturalmente uma troca de conhecimentos, e com isso a firma beneficente passará a contar com integrantes que são munidos de maior competência para a execução das atividades diárias.

Maior direcionamento na tomada de decisões

Não há sombra de dúvidas de que a informação é um componente bastante importante no processo decisivo.

Porém para que estas informações tenham grande influência na tomada de decisões corretas, uma visão mais holística e que ultrapasse a realidade da empresa, enxergando aquilo que está sendo vivido em outros setores, a situação da economia e as tendências do que está por vir, é necessária.

Com um consultor financeiro na sua empresa, você consegue ter esse tipo de visão, pois além de não ser influenciado pela convivência na empresa, este tem experiência que será lhe útil como suporte para a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, o que aumenta as chances de sucesso.

Aumento na performance da empresa

Não adianta de nada fazer a definição de objetivos organizacionais, se a performance da empresa não é das melhores.

Por mais que a empresa tenha os objetivos de curto, médio e longo prazo definidos, ou seja, o caminho que ela deve percorrer até chegar ao estágio pretendido, se a mesma não conseguir um desempenho diário que vá de acordo com as metas traçadas, será praticamente impossível chegar ao sucesso.

Com uma consultoria empresarial consegue-se mais eficiência na operação cotidiana, pois ela não se limita apenas a focar no futuro.

A consultoria atua para que a partir de hoje a sua empresa comece a ter grande performance para atingir os seus objetivos.

Modernização da firma

O mundo empresarial é bastante dinâmico, nesse meio as pessoas, os serviços e os produtos estão sempre em constante modernização e evolução, e é praticamente obrigatório que todos os empreendedores que desejam lucrar, acompanhem e respondam a essas mudanças.

Pra isso é importante que os processos internos da empresa sejam revisados, as práticas de gestão aperfeiçoadas, as estratégias elaboradas com mais robustez e sendo aplicadas.

Sem falar que a empresa necessita de estar preparada para receber tais atualizações.

Para que isso aconteça, é imprescindível apostar na contratação de uma Consultoria Financeira, pois investir nos serviços desta entidade, é investir na modernização e constante atualização da sua empresa.

Com isso, você estará também contribuindo para que a sua empresa fique um passo a frente da concorrência e aumente o faturamento.