Glosa médica e a recuperação de impostos

Não bastasse a burocracia usual para as empresas que operam no Brasil, muitos médicos e hospitais possuem um sério problema quando o assunto são glosas médicas. Em um cenário onde a carga tributária é altíssima não faz nenhum sentido cometer equívocos tributários que façam com que a empresa pague mais que o necessário.

Glosa médica é o não pagamento por parte dos planos de saúde, de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e profissional liberal da área de saúde.

A grande questão é que muitas empresas vem tributando indevidamente essas glosas fazendo com que a empresa pague impostos à maior.

Porque a minha empresa paga impostos a maior?

Simplesmente pelo fato que a legislação tributária no Brasil é muito complexa, afinal como observamos é difícil possuir um negócio no Brasil devido as suas complexas regras tributárias.

Não bastasse tal fato ainda contamos com a situação que nem todas as empresas conhecem as oportunidades fiscais e tributárias.

É possível recuperar impostos decorrentes da glosa médica?

Sim. É possível e muita empresa já vem recuperando, afinal a receita federal decidiu que os valores glosados pela auditoria médica dos convênios e planos de saúde, nas faturas emitidas em razão da prestação de serviços e de fornecimento de materiais aos seus conveniados, devem ser considerados vendas canceladas e, portanto, serão excluídos da receita bruta, para fins de apuração da base de cálculo da COFINS, IRPJ, CSLL e PIS.

Como podem observar acima é possível e é de extrema necessidade que a sua empresa recupere o quanto antes esses impostos pagos de forma errônea.

 

A complexidade do sistema tributário com substituição tributária, produtos monofásico entre outras particularidades faz com que o empreendedor passe apenas a só verificar burocracias ao invés de oportunidades.

Qual o período de recuperação desses impostos?

A boa notícia é que é possível recuperar os impostos dos últimos 5 anos o que por si só é um valor extremamente relevante para a sua empresa.

O que devo fazer para recuperar?

Recomendamos contar com a ajuda de uma consultoria para recuperar os impostos pagos indevidamente. Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras.

A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente.